Mestrado em Direito e Doutorado em Administração são aprovados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação de novas pós-graduações em todo o País. Na UFMS foram aprovados: o Mestrado em Direito e o Doutorado em Administração. De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Jeovan Figueiredo, os novos cursos qualificam o avanço da pós-graduação na UFMS, estando alinhados ao PDI 2015-2019. “O novo curso de Direito insere o Mato Grosso do Sul no sistema nacional de pós-graduação nesta área. No caso da Administração, o doutorado recém-aprovado demonstra a verticalização do programa de pós-graduação já existente, sendo este um importante indicador da expansão qualitativa da pós-graduação na instituição”.

Para a chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação da UFMS, professora Maria Rita Marques, as conquistas possibilitam que a Universidade continue contribuindo para a formação de mestres e doutores que poderão atuar nas diversas instituições do estado. “Em Mato Grosso do Sul, na área do Direito existem poucas pós-graduações, por isso a aprovação é de extrema importância. Com um projeto que foi muito bem elaborado, visualizamos uma grande contribuição do Mestrado para a qualificação dos profissionais da área jurídica. Também na Administração o Doutorado trará ganhos de importância social e também econômica, visto que muitas das linhas são voltadas para o agronegócio e que ele poderá tornar, por meio de pesquisas aprofundadas, o mercado de agronegócios de MS mais competitivo”.

Mestrado em Direito – O programa de pós-graduação em Direito será na área dos Direitos Humanos, terá 20 vagas e o início está previsto para o segundo semestre de 2015. As duas linhas de pesquisa serão: Direitos Humanos, Estado e Fronteira e Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a Diretora da Faculdade de Direito (Fadir), professora Ynes da Silva Félix, o curso vem ao encontro de anseios da comunidade. “Irá favorecer pesquisas e trabalhos mais voltados à nossa região, que possam contribuir de maneira mais direta para o desenvolvimento local. É uma alegria para os professores da Fadir participarem da condução desse processo tão desejado”.

Atuarão no curso 19 professores, sendo 12 permanentes e 7 colaboradores.

Doutorado em Administração – O Curso de Doutorado em Administração da Escola de Administração e Negócios (ESAN) é o segundo de toda a Região Centro-Oeste. O principal objetivo é promover a capacitação acadêmica por meio do estímulo às reflexões e desenvolvimento de estudos aprofundados e pesquisas no campo da Administração, sobretudo no que concerne à área de concentração Gestão do Agronegócio e Organizações.

Serão duas grandes linhas de pesquisa: Agronegócio e seus Aspectos Socioambientais; e Competitividade no Agronegócio. Nos próximos trinta dias haverá reunião do Colegiado da Pós-graduação da ESAN para planejar o início do Doutorado. Para o Diretor da ESAN, professor Dario Lima-Filho, o curso representa uma grande conquista da comunidade acadêmica de Mato Grosso do Sul e da Região Centro-Oeste, que há muito espera por Doutorado em Administração.

Hoje a ESAN já oferece o Mestrado Acadêmico em Administração e o Mestrado Profissional em Administração Pública e, além da pós-graduação, possui cinco cursos de graduação: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Tecnologia em Processos Gerenciais e Turismo. Também são oferecidos cursos de Especialização no Campus da UFMS em Campo Grande e em diversos pólos EaD de Mato Grosso do Sul.

Atuam na ESAN 31 professores da carreira do magistério, sendo que 28 possuem Doutorado ou estão em fase de doutoramento. Com a implantação do Doutorado e novas turmas de Graduação esse quadro deverá subir para mais de 40 docentes.

Doutorados Interinstitucionais – A estes cursos se somam na ampliação da pós-graduação da UFMS as propostas aprovadas e já implementadas de Doutorados Interinstitucionais (DINTER): em Ecologia e Conservação, por meio do qual a UFMS oferta vagas para o doutoramento de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); e em Educação, firmado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e realizado no câmpus do Pantanal (Corumbá).