Mesa-redonda aborda a importância do incentivo ao empreendedorismo jovem

Na terça-feira (23), a mesa-redonda “Universidades empreendedoras para o desenvolvimento regional” contou com a participação do responsável pelo relacionamento com as Universidades da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), Lucas Martins, do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior, da embaixadora do Ranking das Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior, Vanessa Chaves, do representante nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Higor Santana, e do chefe da Divisão de Empreendedorismo e Ambiente de Inovação da UFMS, Jardel Mattos. O evento contou também com a presença de representantes das empresas juniores de Campo Grande.

Na ocasião, estava presente também a presidente executiva da Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (Fejems), Mariê Pacheco, que comentou sobre o edital de fomento a projetos estratégicos e de inovação das empresas juniores oferecido pela UFMS. “Ano passado, o edital da UFMS começou com 50 mil reais direcionados a projetos e isso é sensacional porque traz soluções de forma colaborativa. Esse ano o edital aumentou para 70 mil reais e outras instituições estão inspirando na UFMS para incentivar as empresas juniores”.

Evento contou com a presença de empresários juniores

Durante a mesa, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, afirmou que a UFMS tem como objetivo continuar investindo em projetos de inovação desenvolvidos pelas empresas juniores. “É um orgulho muito grande ajudar as iniciativas e propostas das empresas juniores. Sempre vou apoiar a universidade empreendedora. Nossa missão é estar entre as 10 melhores no Ranking das Universidades Empreendedoras em breve. Sem esse movimento, é impossível modificar a sociedade”.

Atualmente, a UFMS possui 12 empresas juniores vinculadas ao programa UFMS Júnior. O programa foi instituído em 2017 e visa o fomento da cultura do empreendedorismo no meio acadêmico através do apoio, direcionamento e acompanhamento das atividades das empresas da instituição.

Texto e fotos: Jhayne Lima (Estagiária de Jornalismo)