Os cursos de Tecnologia em Alimentos e Engenharia de Alimentos da Cidade Universitária realizam entre 8 e 11 de novembro a sétima edição do Encontro Acadêmico de Tecnologia de Alimentos (Enata) e terceira edição da Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim 3.0). Ambos serão realizados em formato on-line e são organizados pelos acadêmicos dos dois cursos, com a coordenação da professora Mariana Prates.
“É um evento diferente da maioria dos demais, porque não é apenas voltado para a área técnica e científica, mas tem uma nova pegada voltada também para o mercado de trabalho. Teremos palestras fantásticas, como a de abertura com a consultora de recursos humanos e engenheira de alimentos Juliana Clemente sobre O que eu queria que tivessem me dito no início da minha carreira. Juliana tem 18 anos de experiência em indústrias e grandes empresas”, ressalta a professora.
O público-alvo é composto por acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais, empreendedores e outros interessados pelos temas abordados de todos os estados do país, já que as atividades acontecem de forma remota. “Durante o Enata e o Sealim, estão programadas outras atividades com profissionais que atuam na área de alimentos, na área de sustentabilidade no setor de embalagens para alimentos, soft skills valorizadas no momento de contratação do profissional, inclusão e diversidade, ou seja, temais atuais que contribuem para a formação integral do nosso acadêmico”, fala.
Por exemplo, a palestra sobre Embalagens sustentáveis 2030. “Sabemos que as preocupações com o meio ambiente e a sua sustentabilidade estão cada vez maiores. Assim, teremos a executiva da Ahstrom-Munksjo Tania Machetta que deve traçar o panorama do futuro para o mercado de embalagens, quais as soluções propostas pelas empresas para conservar os alimentos e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente”.
“Além disso, está programada uma mesa redonda para debater os efeitos da pandemia sobre o setor de alimentos, qual o contexto que o consumidor pode esperar nos próximos meses, como os preços vão se comportar, como o padrão do consumo de alimentos pode mudar a médio e longo prazo”, reforça Mariana.
Ainda há palestra sobre Habilidades valorizadas no momento da contratação com Lea Ribeiro da JBS. “No encerramento, teremos o gerente de canais e mercados estratégicos da MSD Saúde Animal Julio Adolfo Lagos falando sobre Alcançando resultados através de pessoas”, destaca Mariana.
De acordo com a professora, os dois eventos também contribuem para divulgação do curso de Engenharia de Alimentos junto às empresas do setor, que capacita profissionais para atuarem na área contribuindo para processos, indicadores e gestão de qualidade.
“Sabemos da importância do agronegócio para a economia do país e de Mato Grosso do Sul e o profissional da área de alimentos pode contribuir muito para o fortalecimento do agronegócio, especificamente por meio do desenvolvimento de novas formas de processamento com maior qualidade, viabilidade e sustentabilidade, agregando valor à produção”, enfatiza Mariana.
Inscrições
Para participar dos eventos basta preencher o formulário, disponível aqui. As inscrições são gratuitas. Mais informações estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.
Confira a programação:
Texto: Vanessa Amin