Medicina Veterinária realiza 27ª edição da Siev

Todos os anos os acadêmicos do 9º semestre de Medicina Veterinária da UFMS realizam a 27ª SIEV, a Semana de Estudos Intensivos em Medicina Veterinária. O evento começou nesta segunda-feira (20) e se estende até o dia 26 de maio, nas dependências da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), localizada na Cidade Universitária.

Participam acadêmicos da UFMS e de outras instituições de ensino superior de Campo Grande. Na programação, constam palestras e minicursos sobre as mais diversas áreas de atuação do médico-veterinário, como sejam em pequenos animais, silvestres, produção animal, saúde pública, inspeção sanitária, bovinocultura e equideocultura.

Presente na abertura da Semana, a vice-reitora Camila Ítavo Camila destacou o potencial do evento como um momento especial de capacitação, de qualificação e, por isso, a importância da participação dos estudantes. Ela parabenizou a comissão organizadora pelo empenho e pela qualidade e diversidade dos temas abordados. “É preciso acreditar ter resiliência e não esmorecer, mesmo diante de um momento difícil, parabenizo todo o trabalho dos professores, técnicos, estudantes. A Medicina Veterinária da UFMS é destaque dentro e fora do Estado. Isso é fruto dos investimentos na melhoria da estrutura, mas, principalmente, por termos excelentes professores e técnicos. Além da graduação, contamos com programas de residência, de pós-graduação, que são oportunidades únicas para o fortalecimento da formação profissional”, disse a vice-reitora.

“Gostaria de agradecer a todos da comissão de organização, aos professores, alunos e patrocinadores do evento que se empenharam na realização. Espero que todos aproveitem bem as atividades da Semana”, destacou o acadêmico Lucas Khol Lander, presidente do Instituto Siev. A Semana é organizada pelos estudantes do último ano do curso. Segundo o diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazilio, que participa da Siev desde que foi aluno do curso, eventos como esse servem para mostrar que “a Universidade é maior que qualquer crise”. Presente na abertura, a coordenadora dos cursos de pós-graduação, Eliane Vianna da Costa e Silva, pontuou que, ao longo do ano, serão realizados outros eventos.

Para o coordenador docente da Siev, Carlos Alberto do Nascimento Ramos, a experiência de organizar eventos traz para o estudante novos conhecimentos e habilidades que serão exigidas em qualquer profissão.  “Muitos acreditam que seja relevante apenas aprender os conhecimentos técnicos específicos da profissão. Esse grupo de alunos que encarou a empreitada para organizar a Semana, passaram muitas dificuldades, correram atrás de patrocinadores, aprenderam competências sociais, especialmente, o trabalho em equipe que são tão importantes como o conhecimento técnico. Eles souberam transpor as dificuldades em prol de algo maior. Fico honrado em tê-los ajudado nisso”, ressalta.

“A coordenação do curso se sente orgulhosa, pois sabemos como é difícil realizar eventos como esse. Nosso curso completou 48 anos de existência em 2019, são 27 anos de Siev e tive o prazer de estar presente em todas as edições. O engajamento dos acadêmicos é importante, pois fortalece toda a Faculdade. Além disso, trata-se de um momento fundamental para o estudante estabelecer contato com profissionais de outras instituições e de empresas. No Siev, abrem-se portas, inclusive para conseguir estágios”, comenta o coordenador do curso, Valdemir Alves de Oliveira.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Facebook, pelo e-mail sievufms@gmail.com ou pelo telefone (67) 98108-5676.

Texto e fotos: Vanessa Amin