Os estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em cursar a disciplina de Empreendedorismo e Inovação devem fazer a matrícula pelo Siscad, nos dias 25 e 26 de julho.
Estão sendo ofertadas 11 turmas, totalizando 470 vagas para os estudantes da Escola de Administração e Negócios; Faculdade de Educação; Faculdade de Engenharias; Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Instituto de Física, e também para os cursos dos Câmpus de Nova Andradina; Ponta Porã e Três Lagoas. Pela primeira vez, foram abertas vagas para a pós-graduação, sendo 10 vagas destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.
Os interessados devem estar regularmente matriculados em algum dos cursos de graduação ou na pós-graduação onde há vagas disponíveis. A oferta ocorre no segundo semestre de 2022 na modalidade presencial e na EaD (síncrona). A disciplina tornou-se obrigatória em alguns cursos e continua como optativa para outros.
Segundo a técnica em Assuntos Educacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação, Carmen Zavala, a educação empreendedora é desenvolvida pela UFMS em parceria com o Sebrae desde 2018, a partir da capacitação dos professores da Instituição para atuarem na disciplina. “Os conhecimentos e técnicas aplicados durante as aulas visam desenvolver habilidades empreendedoras e inovadoras. Partimos do princípio de que todos podem ser empreendedores, desde que despertadas características como criatividade, conhecimento e determinação, levando o indivíduo a desenvolver atitudes empreendedoras. Os conteúdos trabalhados também geram reflexão sobre projetos de vida e carreira, para que o estudante adquira a capacidade de se tornar um intraempreendedor, fazendo parte de um negócio ou criando o próprio negócio.”
Os alunos deverão verificar se a disciplina está disponível na lista de oferta do Siscad para o seu curso, no período de matrícula estipulado no calendário acadêmico. Embora as disciplinas tenham códigos e nomenclatura diferentes entre as turmas ofertadas, possuem o mesmo conteúdo e serão ministradas com a metodologia desenvolvida pelo Sebrae.
Texto: Crislaine Oliveira