Mato Grosso do Sul marca presença na reunião da SBPC em Maceió

Mato Grosso do Sul marcou presença na 70ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), realizada esta semana na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Hoje (27), no encerramento do evento, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Feira Central de Campo Grande e da UFMS distribuíram cerca de 400 minisobás para os visitantes do estande.

Durante toda a semana, o objetivo foi apresentar a capital e o estado de Mato Grosso do Sul para os participantes da SBPC. Em julho de 2019, o evento será realizado pela primeira vez no estado e Campo grande se tornará a capital da ciência brasileira, sede do maior e mais importante evento científico da América Latina: a 71ª reunião anual da SBPC. Realizado na UFMS, o encontro vai reunir mais de dez mil pessoas, com o tema “Ciência e Inovação nas fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

“A experiência foi incrível. Nós estamos divulgando a capital e nos preparando desde hoje para o evento do ano que vem. Estamos nos espelhando nas experiências aqui para levar e superar as expectativas. Está sendo muito bem aceita a sede do evento em Campo Grande”, contou o gerente de Marketing e Apoio à Comercialização da Sectur, Wantuyr Tartari. No estande foram distribuídos materiais promocionais de Campo Grande, do estado e da UFMS.

Uma comissão da UFMS esteve presente no evento para conhecer a estrutura e acompanhar o desenvolvimento das ações. Na 70ª reunião da SBPC, na Ufal, foram realizadas mais de 250 atividades, com a presença de pesquisadores e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação da SBPC Jovem foi uma das mais visitadas e reuniu atividades lúdicas e interativas voltadas para os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de alunos de graduação. Uma comitiva especial de alunos foi de Campo Grande para Maceió de ônibus para participar das atividades. No total a comissão reuniu 16 alunos do ensino médio, cinco do ensino fundamental e 12 graduandos da UFMS dos cursos de Pedagogia, Jornalismo, Economia, Administração, Fisioterapia, Química e Biologia, além de seis orientadores. A coordenação da viagem e da reunião anual em Campo Grande está sob a responsabilidade do professor Ivo Leite.

Para a estudante Gabriela Camargo Pacher, 19, do curso de Biologia, a participação no evento foi excelente. “Foi uma oportunidade de aprender mais sobre a Ciência e como a Educação pode influenciar a sociedade. Foram três dias de viagem, mas deu tudo certo. Aqui a estrutura é muito grande. É um evento que reúne várias áreas do conhecimento”, contou. “Vou levar uma visão diferente de como planejar um evento tão grande. A responsabilidade da UFMS é muito grande, então foi muito bom a gente, graduando, ter vindo pra cá para observar e ajudar a construir uma SBPC melhor em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Texto: Rose Pinheiro

Entrada de alunos da escola estadual na SBPC Jovem
Alunos da UFMS no estande
Vista da SBPC Inovação
Comissão de Mato Grosso do Sul na abertura da SBPC
Estande de MS na SBPC
Distribuição de sobá no estande de MS, com a presença da reitora da Ufal Valéria Correia e do reitor Marcelo Turine
Reunião da comissão da UFMS com a diretoria da SBPC
Estande de MS
Distribuição de sobá no estande de MS
Cerimônia de encerramento da SBPC Alagoas
Grupo de alunos da UFMS e do ensino fundamental e médio de MS