Mato Grosso do Sul marcou presença na 70ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), realizada esta semana na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Hoje (27), no encerramento do evento, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Feira Central de Campo Grande e da UFMS distribuíram cerca de 400 minisobás para os visitantes do estande.
Durante toda a semana, o objetivo foi apresentar a capital e o estado de Mato Grosso do Sul para os participantes da SBPC. Em julho de 2019, o evento será realizado pela primeira vez no estado e Campo grande se tornará a capital da ciência brasileira, sede do maior e mais importante evento científico da América Latina: a 71ª reunião anual da SBPC. Realizado na UFMS, o encontro vai reunir mais de dez mil pessoas, com o tema “Ciência e Inovação nas fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.
“A experiência foi incrível. Nós estamos divulgando a capital e nos preparando desde hoje para o evento do ano que vem. Estamos nos espelhando nas experiências aqui para levar e superar as expectativas. Está sendo muito bem aceita a sede do evento em Campo Grande”, contou o gerente de Marketing e Apoio à Comercialização da Sectur, Wantuyr Tartari. No estande foram distribuídos materiais promocionais de Campo Grande, do estado e da UFMS.
Uma comissão da UFMS esteve presente no evento para conhecer a estrutura e acompanhar o desenvolvimento das ações. Na 70ª reunião da SBPC, na Ufal, foram realizadas mais de 250 atividades, com a presença de pesquisadores e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação da SBPC Jovem foi uma das mais visitadas e reuniu atividades lúdicas e interativas voltadas para os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de alunos de graduação. Uma comitiva especial de alunos foi de Campo Grande para Maceió de ônibus para participar das atividades. No total a comissão reuniu 16 alunos do ensino médio, cinco do ensino fundamental e 12 graduandos da UFMS dos cursos de Pedagogia, Jornalismo, Economia, Administração, Fisioterapia, Química e Biologia, além de seis orientadores. A coordenação da viagem e da reunião anual em Campo Grande está sob a responsabilidade do professor Ivo Leite.
Para a estudante Gabriela Camargo Pacher, 19, do curso de Biologia, a participação no evento foi excelente. “Foi uma oportunidade de aprender mais sobre a Ciência e como a Educação pode influenciar a sociedade. Foram três dias de viagem, mas deu tudo certo. Aqui a estrutura é muito grande. É um evento que reúne várias áreas do conhecimento”, contou. “Vou levar uma visão diferente de como planejar um evento tão grande. A responsabilidade da UFMS é muito grande, então foi muito bom a gente, graduando, ter vindo pra cá para observar e ajudar a construir uma SBPC melhor em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Texto: Rose Pinheiro