Mario Neto Borges, presidente do CNPq, recebe título Doutor Honoris Causa

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, é homenageado pela UFMS com o título Doutor Honoris Causa. A cerimônia de entrega será no dia 27 de novembro, às 20h, no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor), na Cidade Universitária.

Nascido em Sacramento (MG), Mario Neto Borges é o nono de uma família de dez filhos. Graduou-se em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em 1978. No mesmo ano, foi contratado como professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica, onde trabalhou por 10 anos consecutivos, chegando a se tornar professor adjunto.

Em 1980, já casado com Maria da Conceição Godói Souza – a Marizinha – e abraçado à carreira de professor universitário, Borges ingressou no Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Pouco tempo, após ter se tornado mestre, Borges foi convidado para participar do concurso que formaria a equipe de professores da, então recém federada, Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei). Aprovado em primeiro lugar, tornou-se o primeiro chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da instituição.

Dois anos depois, em 1990, mudou-se para a Inglaterra para ingressar no Doutorado em Educação – Projeto Curricular para Engenharia, na University of Huddersfield. Por sua boa relação acadêmica e científica com a universidade inglesa, lhe foi concedido o título de Doutor Honoris Causa, em 2017.

Depois de voltar para São João del-Rei, tornou-se diretor do Centro de Ensino e venceu a eleição para Diretor Executivo da Funrei, cargo equivalente ao de reitor. Entre os diversos feitos encabeçando o cargo, um dos principais foi transformar a Funrei em Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Representando a UFSJ, Borges participou da diretoria da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), como Diretor Acadêmico. Em 2004, ingressou na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), como Diretor Científico por quatro anos, e como Presidente, por outros seis anos. Em outubro de 2016, Mario Neto Borges foi convidado para a presidência do CNPq, cargo que ocupa atualmente.

A concessão do Título Honoris Causa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Coun) da UFMS, em 20 de setembro de 2018, a partir da proposição do professor Nalvo Franco de Almeida Junior, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

Texto: Leticia Bueno