Marcos Assunção e Marco Lobo encerram turnê com concerto no Teatro Glauce Rocha

Na próxima quarta-feira, 30, às 18h, o Teatro Glauce Rocha recebe os músicos Marcos Assunção, de Mato Grosso do Sul, e Marco Lobo, do Rio de Janeiro, para o concerto da turnê Viola e Batuque. Os artistas farão uma apresentação musical aberta ao público em geral, mostrando a fusão dos ritmos fronteiriços com o jazz, choro e outros gêneros populares.

A turnê percorreu 10 cidades de Mato Grosso do Sul e finaliza as apresentações na Cidade Universitária. Ao som de viola caipira, berimbau e pandeiro, os shows são marcados por músicas inéditas do álbum que dá nome à turnê.

O secretário de Projetos e Eventos Culturais da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Eduardo Escrivano explica que o evento é gratuito, com duração de 1 hora cada. “São duas ações distintas, o workshop, em que os músicos vão abordar formas de trabalhar a percussão de maneira lúdica, e o concerto”, detalha.

A apresentação musical é gratuita e o público é convidado a doar 1kg de alimento não perecível, que será doado a entidades filantrópicas. Para os interessados em participar do workshop, as inscrições podem ser feitas no formulário on-line e não é necessário possuir instrumento ou conhecimento musical prático. O workshop tem como objetivo trabalhar a música de forma dinâmica, para assim mostrar um pouco da cultura brasileira por meio de instrumentos de percussão.

Os artistas

Marcos Assunção é um compositor, guitarrista, violonista, bandolinista e violeiro campo-grandense. Graduado em música pela UFMS e pós-graduado em Educação Musical, tem a influência de diferentes ritmos, como jazz, bossa nova, música erudita e caipira.

Marco Lobo é um percussionista multi-instrumentalista e autodidata. Já participou da banda de artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Vanessa da Mata e Djavan. Em 2010, iniciou sua carreira solo e, além de tocar, ministra oficinas e workshops para fortalecer a música instrumental brasileira.

Texto: Agatha Espírito Santo e Raquel Alves