Hoje, às 19h30, será realizada a live “Violência de Gênero contra as mulheres: principais manifestações na sociedade”, com transmissão pela TV UFMS.
Ministrada pela psicóloga Márcia Paulino, o objetivo da palestra é promover conscientização e pensamento crítico sobre as diferentes formas de discriminação e violência praticadas contra as mulheres, que por muito tempo foram – e ainda são – naturalizadas pelos processos históricos, culturais e sociais.
“Falar em relações de gênero e em violência de gênero contra as mulheres é urgente na nossa sociedade, porque nós ainda vivemos em uma sociedade machista e patriarcal que dificulta o rompimento de padrões de comportamento estereotipados, opressores e violentos contra as mulheres e meninas”, explica a psicóloga.
De acordo com ela, ainda que existam leis para coibir e punir as várias formas de violência, é preciso que a população se conscientize sobre a violência de gênero para que consigam identificá-la e, assim, impedi-la, para que seja possível às mulheres ressignificar e construir novas formas de se relacionar. “Nessa live nós vamos refletir um pouco sobre os atos de violência praticados contra as mulheres nos diversos espaços sociais, seja nas ruas, no trabalho, nos espaços de lazer e também na família”, complementa.
Márcia é especialista em Gestão de Políticas Públicas, Sociais e Saúde da Família; coordenadora de projetos e ações temáticas na Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande; e cofundadora e editora da Revista EmPODERe. A atividade integra a série de palestras sobre violências contra a mulher, promovida pelo Programa Sou Mulher UFMS junto ao projeto de extensão Mulher, Saúde e Cidadania, vinculado ao Instituto Integrado de Saúde (Inisa).
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Leticia Bueno