Mais de três mil pessoas participam da 5ª Semana de Desenvolvimento Profissional

Nesta segunda-feira, 2, teve início a 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep). O evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos (Sedepe), vinculada à Diretoria de  Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Mais de 120 atividades promovidas por todos os câmpus da Universidade integram a programação do evento que será realizado de forma remota, devido à pandemia da Covid-19.

“Esta será uma semana repleta de ações e palestras. Parabenizo toda equipe da Proaes. Hoje iniciamos as aulas do segundo semestre de 2021. Somos uma das únicas universidades federais que não suspenderam o calendário durante a pandemia. Sabemos dos nossos desafios e como precisamos ter resiliência. O movimento em prol da qualificação e da inserção no mercado de trabalho é extremamente importante. Desejo sucesso ao evento e agradeço às representantes da Pepsico que aceitaram ministrar a palestra de abertura”, disse o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou a relevância da Sedep. “Estamos na quinta edição já da Semana. Nunca tivemos dúvida da competência técnica da nossa equipe em formar excelentes profissionais, mas também sabíamos que precisávamos avançar no que diz respeito ao desenvolvimento das soft skills que são tão necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho. Agradeço a toda equipe da Proaes, a todos os professores, técnicos e estudantes dos câmpus que foram responsáveis por uma programação de excelente qualidade. Temos exercido a resiliência em um alto grau, a empatia, e isso é necessário para que possamos contribuir para a construção de um mundo melhor”, falou.

“Estou muito feliz e orgulhoso do trabalho da Diiest e da Sedepe. Quando lançamos no meio das férias, no meio de uma pandemia, sempre ficamos ansiosos em saber quantos inscritos. Mais de três mil inscritos já indica o sucesso do evento. Destaco também a participação de egressos nossos que vão falar suas experiências. Dou as boas-vindas a todos e que tenhamos um evento muito proveitoso”, comentou o pró-reitor da Proaes Albert Schiaveto.

A diretora da Diiest professora Luciana Contrera destacou a programação e agradeceu aos intérpretes em Libras. “O tema central do evento reforça tudo que estamos vivendo por conta da pandemia. Diariamente vivenciamos perdas, luto e esperamos sair fortalecidos disso. Que os nossos acadêmicos possam usufruir bastante do evento e desejo sucesso a todos”, falou.

“Agradecemos a todos os parceiros que puderam contribuir com atividades tão ricas, a todos os servidores da Proaes e de todos os câmpus que se engajaram na construção de um cronograma com temas tão diversificados e interessantes. Espero que a Sedep 2021 seja um sucesso para a comunidade acadêmica e também externa, agregando na vida de todos. O tema deste ano foi escolhido devido à importância que há no entendimento, respeito e acolhimento do sofrimento do outro e a força de transformação que temos em buscar novos caminhos, mesmo diante do desafio apresentado pela pandemia”, ressaltou a coordenadora da Sedep Marcela Bertin.

Palestra de abertura

“A Pepsico é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Nossa performance de 2020 gerou uma receita de R$ 70 bilhões, estamos em mais de 200 países e territórios. Dentre as 23 marcas bilionárias estão Ruffles, Toddy, Pepsi. São mais de 260 mil funcionários com a missão de criar mais sorrisos a cada gole e a cada mordida”, disse a estagiária de Recursos Humanos da Pepsico Ana Paula Rocha Santos Ferreira que fez uma apresentação sobre a empresa antes do início da palestra ministrada pela gerente de Aquisição de Talentos da Pepsico Juliana Vedovato. “Estamos no Brasil desde 1953 e temos cerca de 12 mil funcionários, em 11 plantas. São 2,5 mil rotas de vendas. O Brasil é um dos dez maiores mercados da Pepsico do mundo”, complementou Ana Paula que cuida da agenda de novos talentos, trainees e estagiários.

“Super prazer em estar com vocês, muito obrigada pelo convite. Vocês que estão participando deste evento estão à frente de muita gente, assim como a Universidade por promover esta linda Semana”, falou Juliana. “Estamos passando por uma crise global e definição de novas rotinas de trabalho. Nosso The Pepsico Way é nossa base, como faz as coisas, e, principalmente, quando falamos em empatia isto se reflete no nosso comprometimento em promover a diversidade e os talentos na organização. Para isso precisamos nos colocar no lugar do outro, empatia e resiliência estão bastante inseridos na nossa cultura”, disse a gerente.

Programação de hoje

Mais de 120 atividades serão realizadas por todos os câmpus da Universidade durante os próximos dias, de forma remota, devido à pandemia da Covid-19, transmitidos via Youtube e Google Meet.

Ainda nesta segunda-feira, às 10h30 será realizada palestra sobre Como é ser trainee e estagiário(a) na Pepsico pela estagiária Ana Paula Rocha. No período da tarde, às 13h30, será ministrada palestra sobre O que é empatia e como usá-la no trabalho, na vida pessoal e na ascensão profissional, pelo representante da Usina de Talentos Demerval Deodato. Às 16h, o assunto em discussão é Processos seletivos: vamos saber mais?, apresentado pelos representantes da Pepsico Bárbara Viana e Rafael Ávila. Já às 19h, O futuro do mundo do trabalho será o tema apresentado pela supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola de MS Lilian Alencar e pelo head trainer do Instituto Alto Valor Rodrigo Rosa. Também constam atividades organizadas pelas faculdades de Artes, Letras e Comunicação, Medicina Veterinária e Zootecnia, Computação, Direito e Ciências Humanas, Escola de Administração e Negócios e Instituto de Matemática. Clique aqui para conferir.

O Câmpus Pantanal organizou palestra sobre Ética e empregabilidade; o Câmpus de Paranaíba sobre entrevista profissional e desafios do administrador; o Câmpus de Nova Andradina sobre empatia com clientes e colaboradores e evolução da contabilidade; e o Câmpus de Três Lagoas sobre memória histórica na construção da cidadania, suporte básico de vida, criptomoedas e controle de finanças. Confira os horários e as plataformas de transmissão das atividades aqui.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição até o último dia do evento no site https://sedep.ufms.br/inscricao/

Texto: Vanessa Amin