A Universidade também aumentou a quantidade de cursos com estrelas em relação a 2019
O Estadão e uma das principais startups da área educacional do país – Quero Educação – divulgaram o Guia da Faculdade deste ano. A primeira edição foi produzida em 2019. Anualmente, são analisados 14 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação.
Em 2020, a UFMS teve três cursos receberam cinco estrelas (excelente) do Guia: Letras (Português/Inglês) do Campus de Três Lagoas e Ciências Contábeis e Fisioterapia, da Cidade Universitária. Outros 50 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e 33 ficaram com três estrelas (bom). Confira a relação dos cursos avaliados aqui.
De acordo com a secretária especial da Avaliação Institucional (Seavi) Jacyara de Souza, comparativamente com os resultados obtidos em 2019, a UFMS aumentou a quantidade de cursos que receberam entre três e cinco estrelas. Segundo dados da Seavi, em 2019, o total de cursos qualificados foi de 73 e, em 2020, de 86. Também cresceu a quantidade de cursos com quatro e três estrelas: de 42 para 50 e de 28 para 33, respectivamente.
Ainda segundo levantamento da Seavi, dos 86 cursos qualificados em 2020, 68 já haviam participado da avaliação em 2019, sendo que dez melhoraram o conceito e 28 mantiveram a quantidade de estrelas. Dos 18 cursos que foram avaliados pela primeira vez neste ano, nove obtiveram quatro estrelas, oito ficaram com três estrelas e um – Ciências Contábeis – recebeu cinco estrelas.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios Elisabeth de Oliveira Vendramin, receber cinco estrelas no Guia da Faculdade é motivo de muito orgulho. “Somos um curso novo, que teve sua primeira turma formada em dezembro de2017 e os resultados já comprovam que temos um ensino público de qualidade. Em 2020, 1.294 cursos de Ciências Contábeis foram avaliados por esse ranking e somente sete conquistaram as cinco estrelas, o que aumenta nosso orgulhoso. Atribuo esse bom resultado ao engajamento dos professores e estudantes. Nossas ações estão pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, buscando oportunizar aos acadêmicos um vasto conhecimento contábil, teórico e prático, mas também desenvolvendo soft skills e aproximando a universidade e a comunidade por meio de projetos de extensão e eventos. Desde 2016, com a criação do mestrado em Ciências Contábeis, a graduação se fortaleu, já que foi possível vincular estudantes da graduação e do mestrado ao mundo da pesquisa voltada à área contábil, com grupos de pesquisa registrados e atuantes”, destacou Elizabeth.
O curso de Fisioterapia foi um dos que melhoraram o desempenho, subindo de quatro para cinco estrelas. Desde 2008, quando foi criado, o curso já formou aproximadamente 200 fisioterapeutas. “Oferecemos uma formação generalista com enfoque na atenção à saúde da população brasileira, mas em consonância as necessidades contemporâneas mundiais, permitindo uma inserção precoce nas diversas interfaces terapêuticas. Além disso, temos um corpo docente altamente qualificado e na sua totalidade integrado por doutores, que também atuam na pós-graduação. São diversos projetos e ações de extensão que cuidam, por exemplo de neonatos com dificuldades respiratórias, condições reumatológicas, atendimento a pessoas com esclerose múltipla, a idosos, além dos realizados por meio de parcerias com outros órgãos públicos”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde Evandro Gonzalez Tarnhovi. Para o desenvolvimento das atividades, o curso conta com a infraestrutura de espaços e laboratórios, entre eles a Clínica Escola Integrada. “Além disso, a atuação de professores e estudantes em vários projetos de pesquisa contribuíram também para a criação do primeiro programa de pós-graduação do Estado em Ciências do Movimento da área 21 da Capes (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) em Mato Grosso do Sul”, destaca o coordenador que comemorou mais esse resultado.
Com cinco estrelas pelo segundo ano consecutivo, o curso de Letras – Português/Inglês do Campus de Três Lagoas comemorou o resultado, já que completa em 2020, 50 anos de existência. “Fomos um dos cursos fundadores do campus. O curso de Letras tem firmado seu papel na formação de profissionais comprometidos com o estudo da língua e da literatura na intersecção dos muitos diálogos que as constituem e que lhes dão sentido”, disse o coordenador Ricardo Magalhães. Para ele, a excelente avaliação consolida a trajetória de trabalho que envolve esforços de servidores e estudantes que já passaram pelo curso e dos que atualmente contribuem para dar continuidade a essa trajetória de sucesso. “Foi uma notícia que nos deixou muito felizes”, enfatiza Ricardo.
Avaliação
A metodologia do Guia da Faculdade inclui avaliação por pares, ou seja, a opinião de mais de milhares de professores que atuam no ensino superior em relação à proposta de ensino, perfil dos professores, condições de materiais e equipamentos. Os avaliadores são acionados pelo Estadão e Quero Educação a atribuir notas de 1 a 5 para cursos da sua área de formação e de instituições que estão localizadas, preferencialmente, na mesma região do país na qual atuam. Cada curso é avaliado por seis professores. Saiba mais sobre o Guia da Faculdade acessando o site: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/
Mais cursos com nota máxima no Enade
Dos 21 cursos da UFMS avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, quatro obtiveram o conceito máximo: Engenharia Civil (manhã/tarde), Nutrição e Farmácia, da Cidade Universitária, e Medicina, do Campus de Três Lagoas. Entre os cursos avaliados com nota 4 no Enade estão: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil (noturno), Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, da Faeng; Engenharia da Computação, da Faculdade de Computação; os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde; o curso de Enfermagem, do CPTL; o curso de Engenharia Florestal, do CPCS; o curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez); e o curso de Odontologia, da Faculdade de Odontologia. Com nota três aparecem os cursos de Engenharia de Produção, do CPTL; Medicina, da Faculdade de Medicina; Agronomia, do CPCS; e Zootecnia, da Famez. Saiba mais aqui.
Texto: Vanessa Amin, com informações do Guia da Faculdade