Mais de 600 pessoas participam de evento sobre agroecologia

Entre hoje, 9, e 12 de dezembro é realizado o Agroecol Virtual 2020. Com o tema A contribuição da agroecologia à sociedade em transformação pós pandemia, o Agroecol é fruto de parceria entre a da UFMS, Fiocruz, Agraer, Semagro e Associação Brasileira de Agroecologia. De acordo com o professor da Faculdade de Educação (Faed) Alejandro Lasso, 650 pessoas de 18 estados e cinco países participam do evento.

“Este é o maior evento de agroecologia de Mato Grosso do Sul e um dos maiores da região Centro-Oeste e do Brasil. Ele existe desde o ano 2000 e em 2014 passou a ser um evento internacional, englobando o Seminário de Agroecologia da América do Sul que é realizado a cada dois anos. Nesta edição, quisemos dar foco à articulação das experiências da nossa região, mas como há um reconhecimento internacional, está sempre na pauta de pessoas de outros estados e países. É um evento que soma muito e coloca a UFMS neste panorama como precursora do desenvolvimento humano”, destacou Alejandro. De acordo com o professor, paralelamente ao Agroecol, acontecem o 4º Seminário de Agroecologia da América do Sul, o 1º Seminário ABA da Região Centro Oeste e o 7º Seminário MS de Educação do Campo (Seducampo).

A primeira mesa-redonda foi realizada hoje, às 14h

Nesses quatro dias de evento, serão realizadas mesas redondas, cirandas com trocas de experiências e minicursos. “Nosso objetivo é promover um espaço de discussão crítica sobre o sistema agroalimentar mundial e os desafios para a alimentação, a saúde e a educação da humanidade no século 21, integrando agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada de todas as regiões brasileiras e países latino-americanos”, explica Alejandro. O Agroecol envolve agricultores; técnicos da extensão; pesquisadores; professores; estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação e de escolas técnicas; consumidores de produtos agroecológicos/orgânicos e demais interessados pelo tema.

O evento é totalmente online, com a programação transmitida pelo YouTube e Facebook. Ainda é possível realizar a inscrição no Agroecol e nos 16 minicursos oferecidos: Manejo de horta urbana e de horta escolar; Manejo de abelhas nativas; aproveitamento e processamento dos frutos do cerrado e pantanal;  Produção de bioinsumos, biofertilizantes, fermentados, composto e humus; Bioética e Agroecologia; Saúde, produção e uso de plantas medicinais; Introdução à permacultura; Ecoturismo no Cerrado: experiência do Sítio Passarim; Processos produtivos e burocráticos; Estratégias agroecológicas para  pragas e doenças em hortaliças; Metodologias ativas e educação do campo no contexto da pandemia; Escolas do campo: um novo olhar; Salas multiseriadas,  projeto Fora de Série e o Coletivo que Aprende e Ensina; projeto Aquaponia: para as escolas do campo; Introdução ao manejo de agroflorestas e introdução as PANC’s. Além de professores da UFMS, ministram os minicursos representantes da Agraer, Secretaria Municipal de Educação, Fiocruz, Embrapa e empresas.

A programação completa e as informações sobre inscrições podem ser conferidas abaixo e no site do evento: link.ufms.br/Agroecol.

 

Texto: Vanessa Amin