Adotado como uma ferramenta para mapear a comunidade universitária, o Vacinômetro UFMS tem alta adesão entre estudantes e servidores. A maioria da comunidade universitária já respondeu às perguntas, medida que tornou-se obrigatória desde fevereiro, com apoio de entidades sindicais e do Diretório Central dos Estudantes.
Mesmo antes do início do semestre letivo, 63,51% dos estudantes matriculados na Universidade responderam o Vacinômetro UFMS, o que quer dizer que 14.518 alunos forneceram informações sobre a vacinação contra o coronavírus. O presidente do Comitê Operativo de Emergência da UFMS, Albert Schiaveto de Souza, explica que o objetivo é alcançar a totalidade dos acadêmicos.
“Temos um trabalho mais intenso agora a fazer com nossos estudantes. Para que eles preencham nosso Vacinômetro e, assim, consigamos atingir um percentual próximo de 100% nas próximas semanas. Por isso, você, estudante, que está lendo essa reportagem, entre no Sistema Acadêmico (Siscad) ou no portal da Pós-graduação e responda às perguntas. Faça sua parte para que possamos garantir um índice cada vez mais baixo de transmissão do novo coronavírus”, pede.
Os dados mais recentes do Vacinômetro também indicam que as perguntas foram respondidas pela maioria dos servidores da UFMS. Entre os técnicos e docentes em exercício, 2.547 informaram como está seu esquema vacinal, o que representa 92,55% do público. “Estamos realizando uma força tarefa, para que esse percentual que já é alto, melhore ainda mais”, enfatiza.
O preenchimento do formulário sobre a vacinação contra a Covid-19 é essencial, pois sem a participação, não é possível acessar os sistemas institucionais da Universidade. A medida vale para todos os câmpus, tanto para servidores quanto para estudantes, e segue a versão 6.0 do Plano de Biossegurança da Universidade.
É solicitado que os estudantes e servidores imunizados anexem o comprovante de vacinação no Vacinômetro UFMS. Já aqueles que não foram vacinados, podem apresentar o atestado médico, com a recomendação para a não imunização.
Como preencher o Vacinômetro UFMS?
Para os estudantes de graduação, o questionário estará disponível no Siscad. O discente deverá acessar o Perfil Socioeconômico e responder às questões relacionadas à vacinação.
Já para os pós-graduandos, as perguntas estarão disponíveis no Perfil Socioeconômico do Sistema de Gestão de Pós-Graduação.
Os servidores devem responder às perguntas disponíveis no Questionário UFMS.
Texto: Mylena Rocha