Mais de 5 mil pessoas participam do IntegraEAD

“Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas”. Esse é o tema do IntegraEAD 2019, realizado pela Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) da UFMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Campo Grande e a UCDB Virtual, nesta quinta e sexta-feira. “Neste evento, estão reunidades três ações formativas – 2º Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS, o 5º Webinar do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (Geted) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o 1º Seminário de Tecnologias na Educação da Reme – para a realização de um movimento único”, explicou o secretário da Sead, Hercules da Costa Sandim.

De acordo com Sandim, o evento reúne mais de 5 mil pessoas. “São educadores de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, além daqueles que estão interessados em aprender mais e também colaborar com as discussões sobre tecnologias digitais, currículo, diversidade e políticas públicas que envolvem as teias de formação inicial e continuada de professores numa perspectiva híbrida”, comenta. Segundo o secretário da Sead, todas as atividades, inclusive a apresentação de trabalhos está sendo realizada de forma híbrida – presencial e on-line. É o primeiro evento da Universidade neste formato”, destacou.

“Parabéns a todos pela iniciativa de estarem aqui de forma coletiva e felizes. O que nos move são sonhos, por isso acredito que a educação tem que ser cada dia mais inovadora e utilizar os diferentes canais de comunicação com os nossos jovens que querem empreender, que querem se transformar em grandes talentos para o Estado e para o Brasil. Espero que no próximo ano, outras instituições possam participar conosco, para fortalecer essas práticas”, disse o reitor Marcelo Turine, na abertura  do evento, que contou com apresentação cultural do Grupo de Arte DEAC.

“O IntegraEAD é a realização do sonho de levar um evento científico de qualidade a todas as pessoas que tem interesse pela temática da educação a distância e tecnologias digitais. É uma proposta inovadora, com o objetivo de proporcionar a participação presencial e on-line de forma concomitante, inclusive nos momentos de apresentação de trabalhos”, ressaltou a coordenadora geral do evento pela UFMS, professora Daiani Riedner. De acordo com Daiani, foram submetidos 58 trabalhos em seis eixos, sendo 43 aprovados para apresentação. Desses 12 serão apresentados on-line por sistema de vídeo e todos os apresentados presencialmente serão transmitidos no ambiente virtual do evento, contando com chats de discussão em tempo real.

A professora também falou sobre a logomarca do evento que simboliza as engrenagens, cada um dos elementos que compõem a aprendizagem híbrida. “Cada uma das engrenagens representa uma dimensão do trabalho pedagógico que envolve o uso de tecnologias digitais: a gestão pedagógica institucional, o professor, o estudante, a cultura digital, as tecnologias digitais, a avaliação, os diferentes espaços de aprendizagem, o currículo, a diversidade e as políticas públicas”, falou. “Nosso grande desafio, durante o evento, é pensar em todas essas conexões, no funcionamento dessas engrenagens, no contexto da formação inicial e continuada”, complementou Daiani. Ela agradeceu a parceria com a Semed que foi fundamental para realizar a interface com os professores e servidores que atuam na rede pública. “A UFMS e a UCDB já atuam juntas na pesquisa e na educação e, agora, também na extensão. Vimos trabalhando nesse evento desde fevereiro e estamos muito felizes em receber a todos”, finalizou.

“Agradeço o empenho do nosso grupo de pesquisa em educação a distância e todos os professores e estudantes que participam desse grupo, desejando a todos nós um evento produtivo. A parceria entre as universidades e as instituições trazem possibilidades enormes sobre a questão da educação a distância e o uso das tecnologias. Esse evento não integra apenas as instituições, mas também modalidades de ensino de educação a distância e as temáticas que serão discutidas são importantíssimas nesse momento”, destacou o diretor de Educação a Distância (UCDB Virtual)  Jeferson Pistori.

Também presente na abertura do IntegraEAD, o chefe da Divisão de Tecnologias Educacionais da Semed, Guilherme Matias Ferrari, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Acredito que essa troca de experiências entre o ensino superior e a educação básica é gratificante e, extremamente, significante para a rede municipal de ensino, principalmente, porque as discussões serão baseadas na aplicação da tecnologia em nosso fazer pedagógico. Agradeço às universidades parceiras e penso que serão dias de intenso intercâmbio de conhecimentos”, disse.

As atividades do IntegraEAD acontecem presencialmente na sede da Sead, localizada na Cidade Universitária e podem ser acompanhadas também no site integraead.ufms.br.

 

Texto e fotos: Vanessa Amin