Mais de 200 pós-graduandos são titulados mestres e doutores

Na tarde de ontem, 3, foi realizada a Solenidade de Conclusão de Cursos de Mestrado e Doutorado. O evento foi on-line e transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS no YouTube. Cerca de 150 estudantes participaram da cerimônia e, ao todo, mais de 200 concluíram a pós-graduação.

O reitor Marcelo Turine deu abertura à solenidade e cumprimentou os  coordenadores de curso de Mestrado e Doutorado, pró-reitores presentes e os mestres e doutores titulados, e a vice-reitora Camila Ítavo, em seu discurso, destacou a missa da Universidade.

“A missão da nossa Universidade é desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e para o crescimento sustentável do país. Tenho certeza que todos vocês estão mais do que habilitados e habilitadas. O título de mestre e de doutor muda primeiro a vida de cada um de nós, de vocês, das famílias, mas vocês estão habilitados a mudar a realidade onde irão atuar. […] Onde vocês estiverem, farão a diferença. O país confia em todos nós. Este título de mestre e de doutor, é uma missão que cada um tem para desempenhar”, afirmou.

Lucas Carvalho Pereira, concluinte da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, agradeceu o privilégio de ser orador das turmas de mestrado e doutorado e fez um discurso emocionado ao relembrar os desafios da vida cotidiana enfrentados durante a realização dos cursos até a obtenção do título de doutor. “Eu quero agradecer aos professores da pós-graduação, aos funcionários, aos técnicos, aos orientadores, co-orientadores, que estão sempre juntos com a gente nos dando força, à vezes nos dando chacoalhões, às vezes uma lágrima escorre, mas acho que no final tudo coopera para que dê certo. […] Aos meus queridos colegas, agradeço mais uma vez a oportunidade de estar presente aqui. Não escrevi nada, tudo que estou falando é, de fato, do momento e acho que consegui expressar o quanto este momento é importante não só para mim, mas para todos nós”, disse.  

Representando os coordenadores de programas de pós-graduação, o professor Marcos Paulo da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, destacou a importância de celebrar um momento como este em um contexto conturbado, marcado por uma das mais severas crises sanitárias e humanitárias da história, a pandemia do coronavírus. “Eu costumo dizer, quando participo de uma banca de mestrado ou doutorado, que a pós-graduação stricto sensu possui dois principais subprodutos. Um subproduto mais latente, material, e outro menos tangível, mais abstrato, que é muitas vezes difícil de mensurar. O primeiro, mais latente e mais conhecido, aquele que é avaliado de forma objetiva para um banca pública, materializa-se no trabalho final, na dissertação ou na tese […] Esse subproduto, por sua vez, vai dar vida a tantos outros subprodutos. […] Se tudo correr bem, vai ser consultado e citado por tantos outros pesquisadores. Mostra-se assim o subproduto mais conhecido e por qual uma pesquisa é lembrada. Mas há um outro subproduto, menos latente, mais abstrato, porém tão importante quanto. Trata-se do processo de formação de um pesquisador ou pesquisadora, um processo contínuo de erudição e de maturidade acadêmica e, por que não, de construção de pontes, de amizades e de muitos afetos. É especialmente este segundo subproduto que celebramos nesta tarde”, declarou. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo, também parabenizou os mestres e doutores, relembrando-os da responsabilidade social que esses títulos inspiram. “Hoje é um momento de chegada, mas ao mesmo tempo é um momento de partida, porque a partir de agora vocês vão ser cobrados por uma sociedade que tudo nos deu. Nós vamos ser cobrados por esses diplomas que hoje nós temos, esse título de mestre, este título de doutor, nós devemos à sociedade. E essa sociedade precisa que a gente retribua, é necessário que sejamos seres transformadores […] Uma sociedade justa é uma sociedade que o ensino e o conhecimento transforma. Conhecimento partilhado”, afirmou.

Ao final da cerimônia, o reitor Marcelo Turine parabenizou todos os mestres e doutores. “Estou muito feliz de estar com vocês neste momento […] Quero parabenizar vocês, nossos mestres e doutores que estão aqui e os que não conseguiram estar conosco também. É muito gostoso ver rostos conhecidos aqui e mostrando esse processo, essa caminhada que é importantíssima para o nosso Brasil. É um dia de comemoração, um dia de celebração. Espero que vocês tenham orgulho da nossa Universidade, tenham orgulho da ciência […] Parabéns aos nossos mestre, doutores e a todos os familiares que junto com vocês lutaram para que conseguíssemos chegar a esse momento histórico da conclusão deste título”, disse. 

Na transmissão ao vivo pelo YouTube, com mais de mil visualizações, familiares e amigos acompanharam o evento e parabenizaram os, agora, mestres e doutores titulados pela Universidade. 

Texto: Gabriela Vilela (estagiária da Agecom)