Mais de 200 mil reais são investidos em projetos de pesquisadoras

Cerca de 50 propostas já foram aprovadas no edital Mulheres na Ciência que tem como objetivo ampliar a participação feminina na liderança de projetos e incentivar a inserção de pesquisadoras como docentes nos programas de pós-graduação. Lançado em junho, já foram distribuídos mais de 200 mil reais em recursos para professoras da Cidade Universitária e dos câmpus. “Além de incentivar e criar oportunidades mais rápidas e acessíveis para a divulgação científica das pesquisadoras, é possível também, por esse edital, fomentar os laboratórios liderados por elas”, comenta a chefe da Coordenadoria de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Gecele Matos Paggi.

De acordo com Gecele, há mais de 200 pesquisadoras na UFMS cadastradas no Sigproj e até o final do prazo das submissões, espera-se que o número de propostas submetidas aumente. “Esperamos que as pesquisadoras vejam que esse edital é uma oportunidade importante para investimento nos projetos”, ressalta. O orçamento total é de até R$ 500 mil provenientes de recursos próprios da UFMS para apoio financeiro em despesas de custeio de projetos de pesquisa e inovação em andamento no ano de 2020.

Submissões

Até o dia 31 de outubro, é possível submeter propostas para o edital Mulheres na Ciência UFMS 2020. As submissões devem ser feitas on-line por meio do site Sigproj. Entre os itens financiáveis estão despesas com serviços de tradução, revisão e publicação de artigos científicos em periódicos e inscrição em eventos para apresentação de trabalhos. Do montante de recursos, 60% é reservado para apoio a pesquisadoras que não atuam nas categorias permanente ou colaboradora em Programas de Pós-graduação (PPGs) da UFMS. O valor máximo para cada proposta será de R$ 5.000 reais.

Alguns dos pré-requisitos para a inscrição são que a autora da proposta seja servidora do quadro efetivo da UFMS, coordenadora de projeto de pesquisa em andamento cadastrado na Propp e que possua título de mestre ou doutora.

Contempladas

A professora da Faculdade de Educação, Daiani Riedner, que faz parte do grupo de pesquisa em “Educação, tecnologias e formação docente”, foi uma das contempladas. Os recursos serão utilizados na pesquisa “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais: capital tecnológico e inovação pedagógica na formação inicial de professores”. O projeto é interinstitucional e envolve as licenciaturas de seis universidades de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a docente, o objetivo é identificar e analisar as características das práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais nos cursos de formação inicial de professores. “Por meio do edital ‘Mulheres na Ciência’, solicitamos o recurso para a compra de um software de análise de conteúdo, que será bem importante no período de sistematização e análise dos dados, já que vamos trabalhar com um grande volume de dados dos professores de todas as licenciaturas dessas seis instituições. Estou bastante feliz com o resultado. Essa ação é extremamente importante para dar oportunidade para as mulheres pesquisadores cadastrarem seus projetos e terem visibilidade nas suas ações de pesquisa no âmbito da Instituição”, disse.

 

Confira a mais recente lista de pesquisadoras com propostas aprovadas no edital abaixo.

Download (PDF, 231KB)

 

Texto: Vanessa Amin