Mais de 10,7 mil alunos do Ensino Médio comparecem ao PASSE UFMS 2023

As provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2023 foram aplicadas para mais de 10,7 mil candidatos na manhã deste domingo, 11. O processo seletivo, que é voltado a alunos do Ensino Médio, teve recorde de inscrições neste ano.

Somente o PASSE UFMS 2023 teve 11,6 mil inscrições efetivadas e a média de abstenção na prova, considerando as três etapas, ficou em torno de 7,3%. Segundo o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, esta foi a menor taxa de abstenção já registrada no processo seletivo. “Isso demonstra o fortalecimento do PASSE UFMS como uma alternativa importante para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação da UFMS”.

O pró-reitor destacou que o PASSE UFMS tem se popularizado a cada ano

Para o pró-reitor, o PASSE UFMS oferece uma oportunidade para o candidato ser avaliado com uma quantidade menor de conteúdo. Com essa vantagem, o processo seletivo tem se popularizado cada vez mais entre os alunos. 

“A quantidade de inscrições tem aumentado bastante, isso representa um conhecimento maior da sociedade com relação ao PASSE UFMS. Isso é feito com os processos de divulgação e também com a UFMS indo às escolas e trazendo as escolas para dentro da Universidade”, disse. 

A Universidade oferece mais de 10,6 mil vagas para ingresso em 2023 e 20% das oportunidades nos cursos de graduação são reservadas para o PASSE UFMS. Neste domingo, as provas foram aplicadas em 11 municípios: Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A diretora-presidente da Fapec relatou que a prova foi preparada com todo o cuidado

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun, enfatizou que o trabalho da organização da prova foi feito em conjunto com a Universidade desde a fase inicial, com as inscrições. “Estamos bastante tranquilos porque a equipe tem trabalhado há meses. Foi uma prova bem elaborada, temos pessoas muito qualificadas e acreditamos que todos [os candidatos] farão uma boa prova”.

Menos pressão e mais confiança

A manhã foi tranquila para os candidatos que compareceram para realizar o processo seletivo. Com a avaliação seriada, os alunos relataram que a pressão é menor, já que eles têm três anos para se prepararem. A estudante Ana Beatriz Moura se mostrou confiante diante da 1ª etapa do PASSE UFMS. “Eu acredito que é uma oportunidade muito boa de entrar na Universidade, penso que seja menos concorrido, já que concorremos só com as pessoas que estão focadas desde o 1º ano. É uma experiência nova, mas estou segura”.

Candidatos da 1ª etapa do PASSE UFMS fizeram a prova no bloco Multiuso 1

Eduarda Almeida dos Reis também prestou a prova e disse que não ficou tão nervosa como imaginava. “Eu imaginei que seria difícil, mas do mesmo jeito que é difícil, eu sei que estudei e que vai dar tudo certo”.

O estudante David da Cruz espera ingressar no curso de Ciência da Computação. “Fiquei um pouco ansioso, mas espero me sair bem”, afirmou.

Em um momento tão importante para os candidatos, os pais e responsáveis fizeram questão de comparecer. Alguns chegaram a acompanhar os filhos até a porta da sala para transmitir segurança e se certificar de que conseguiriam fazer a prova. Natalice Nogueira de Souza chegou à Universidade para acompanhar o filho Miguel e ficou aguardando até o horário de fechamento da porta. 

“É a primeira etapa de um caminho que está se abrindo para ele, espero que ele tenha êxito e sei que é só o começo. Eu acho muito importante ele já estar participando, é muito bom para ter experiência e também é importante para mim, como mãe, que ele possa ingressar na universidade pública”.

Os candidatos da 3ª etapa do PASSE UFMS realizaram também a prova de redação, que neste ano teve como tema “O uso indiscriminado das redes sociais por crianças e jovens e as consequências para seu processo de formação”. O assunto foi abordado na 11ª edição da Candil, a revista de divulgação científica da UFMS. A reportagem intitulada “O digital e o virtual no dia a dia da criança” tratou sobre uma pesquisa realizada pela professora Celia Regina de Carvalho no Câmpus de Naviraí, que investigou a apropriação de tecnologias móveis por crianças de seis a 11 anos, para compreender os impactos no processo de aprendizagem escolar.

O estudante Fernando Maciel Júnior acredita que se saiu bem e que conseguiu articular as ideias no texto. “Eu acho esse tema muito relevante, porque hoje em dia a rede social é importante para a formação de caráter e opinião. Eu achei que foi bem fácil, gostei bastante”, declarou. 

Cronograma

O gabarito preliminar das provas está previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, 12. Para os candidatos da 3ª etapa do PASSE UFMS, o resultado é aguardado para o dia 6 de fevereiro. No caso das 1ª e 2ª etapas, o resultado final deverá ser publicado no dia 10 de março de 2023.

Texto e fotos: Mylena Rocha