Inscrições para a última etapa do processo seletivo podem ser feitas até 25 de novembro
Nesta quarta-feira, 3, foram entregues novos notebooks e acessórios para sete professores e dez técnicos da Cidade Universitária e dos câmpus de Coxim, Chapadão do Sul e Nova Andradina. A cerimônia foi realizada no auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão e contou com a presença do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, além de pró-reitores, diretores de unidades e servidores.
“São quase 600 equipamentos já disponibilizados a acadêmicos e servidores, graças à parceria com o Ministério da Educação, dando base para mantermos a continuidade das aulas e o trabalho na UFMS. Agradeço a presença de todos que estão aqui e também dos que nos acompanham pela transmissão via plataforma digital”, disse o reitor.
Os equipamentos servem para trabalhar de forma remota, mas também ajudarão no trabalho presencial. “Com muito desafios, vimos melhorando a Universidade. Em especial agradeço à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e às agências de Educação Digital e a Distância (Agead) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) pelo trabalho conjunto. Hoje nossas aulas têm uma dinamicidade que não existia. Espero que todos façam bom uso dos equipamentos. Agradeço a cada um dos professores e técnicos que nos ajudam a superar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19”, comentou a vice-reitora.
“Com grande alegria realizamos a entrega desses equipamentos. Tivemos que nos adaptar, sair da nossa zona de conforto e aprender novas formas de trabalho e relacionamento. Devemos tirar os melhores aprendizados de todas as experiências e acredito que o que fazemos, hoje, é o melhor que aproveitamos da pandemia”, falou a pró-reitora da Progep Andreia Costa Maldonado.
O diretor da Agetic Luciano Gonda agradeceu aos gestores e falou sobre os equipamentos. “Essa ação é inédita em relação aos servidores. A UFMS foi espelho para outras instituições. Os equipamentos são de ponta, da marca Dell, que é renomada. Tanto os professores como os técnicos poderão utilizar na realização das atividades acadêmicas e administrativas”.
“Essa iniciativa começou no ano passado, quando surgiu à pandemia. Primeiro somamos esforços para atender aos estudantes. A partir do momento que vimos a necessidade de também ter os equipamentos para atender os servidores, criamos esse edital conjunto. Ressalto que as inscrições continuam abertas até final de novembro. Conto com o apoio de vocês para divulgar entre seus pares para que outras pessoas também possam se beneficiar”, disse o diretor da Agead Hércules Sandim.
A diretora da Faculdade de Educação Milene Bartolomei falou sobre a gratidão à UFMS por proporcionar tantas oportunidades para acesso às tecnologias. “Essa ação é muito importante para dar andamento ao nosso trabalho. A gestão está sempre pensando em todos: acadêmicos, professores, técnicos. Nosso agradecimento e gratidão ao professor Turine e a professora Camila por facilitar nosso acesso ao trabalho de qualidade que fazemos na Universidade”.
“O Câmpus de Coxim foi líder neste edital. Hoje temos a dignidade de trabalhar com esses equipamentos. Agradeço à gestão por esse cuidado conosco, pela preocupação com a acessibilidade. São equipamentos de alta qualidade. Muito obrigada pelo carinho!”, relatou a diretora Silvana Aparecida da Silva Zanchett.
O técnico do Instituto de Biociências Mário Saravi de Lima foi um dos contemplados na segunda etapa. “Fui selecionado agora na segunda etapa e isso foi importante, pois, em casa, estava trabalhando com o computador antigo que já tinha e isso, às vezes, atrapalhava um pouco na hora do serviço. É uma iniciativa importante para que possamos desenvolver um trabalho melhor. Para minhas atividades que são todas dentro do SEI e SISCAD. a eficácia e a resposta ao que nos é solicitado no home office vai ser melhor e mais produtiva”.
“Essa iniciativa foi de grande valor para nós professores. Em tempos de pandemia, foi difícil a adaptação. Desta forma o apoio da UFMS vai facilitar muito, já que alguns equipamentos não tinham câmera e outros acessórios úteis para o ensino remoto. Isso garante também uma aula com mais qualidade aos estudantes”, comentou a professora da Faculdade de Odontologia Luciana Mara Negrão Alves.
Cadastro aberto para última etapa
Os professores e técnicos que estiverem em trabalho remoto e ainda precisam do empréstimo tem até 25 de novembro para se inscrever no último processo seletivo. Podem ser solicitados fones de ouvido, webcams, pendrives, computadores ou notebooks. A inscrição deve ser feita no Sigproj. No processo é observada a ordem de inscrição. A previsão para divulgação dos últimos beneficiados é 7 de dezembro. O edital é aberto para todos os servidores efetivos e em exercício na UFMS. No caso de professores, é necessário ter concluído os cursos de Formação em TICs e EaD, oferecidos pela Agead em parceria com a Progep.
Além disso, de acordo com o diretor da Agead, os professores precisam estar em teletrabalho, homologado pela Progep; ministrar aulas na graduação e na pós-graduação stricto sensu; ter concluído curso de capacitação docente em empreendedorismo e inovação oferecido pela Aginova, em parceria com a Progep; ter concluído curso do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFMS; exercer função gratificada ou função de coordenação de curso; ou atingir pontuação acima de 300 no relatório de desempenho da carreira docente.
Já para os técnicos são necessários os seguintes pré-requisitos: estar em teletrabalho, homologado pela Progep; ter concluído curso do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFMS; exercer função gratificada; ou atingir pontuação acima de 90 pontos na Avaliação de Desempenho da Carreira Técnico-administrativa. Saiba como se inscrever aqui.
Texto e fotos: Vanessa Amin