Livro “Ensino, Pesquisa e Extensão na Coorepa” é publicado na Editora UFMS

Em treze capítulos, o livro “Ensino, Pesquisa e Extensão na Coorepa – Cooperativa Recicla Paranaíba”, recém-publicado pela Editora UFMS, aborda as ações e experiências universitárias na criação e instalação dessa unidade de reciclagem.

A Cooperativa Recicla Paranaíba – Coorepa nasceu da parceria da Prefeitura de Paranaíba, Banco do Brasil e o Câmpus de Paranaíba (CPAR).

“O papel da Universidade, a princípio, foi o de criar e acompanhar um grupo de pessoas que dessem início a uma cooperativa de reciclagem. Na sequência, depois de formalizada e inaugurada, foram traçadas as rotinas administrativas e de produção”, explica o professor Geraldino Carneiro de Araújo, do curso de Administração do CPAR, um dos organizadores do livro e coordenador do projeto.

Também participaram dos projetos a professora Marina Cardoso de Oliveira, do curso de Psicologia, e uma grande equipe de acadêmicos de ambos os cursos.

Durante todo o trabalho de implantação da cooperativa cadastrados diversos projetos de extensão, entre eles “Coletivo Educador na implantação da coleta seletiva e cooperativa de Reciclagem na cidade de Paranaíba-MS” (EXT/2009); “Cooperativa Recicla Paranaíba (Coorepa): educar para reciclar” (PAEXT/2011); “Empoderamento dos Cooperados e Profissionalização da Coorepa – Cooperativa Recicla Paranaíba” (PAEXT/2012) e “ReciclAção: processo de empoderamento, inclusão digital e sensibilização ética e estética na Coorepa” (PROEXT 2014).

Na pesquisa, destaca-se o projeto “Sustentabilidade a partir de um Empreendimento Econômico Solidário: Coorepa – Cooperativa Recicla Paranaíba” (2012-2016).

Além disso, pelo Prêmio Santander Universidade Solidária foram destinados R$100 mil a Coorepa.

“No livro contamos a história da Coorepa, os sonhos, desafios e ações (efetivas e frustradas) que realizamos junto aos cooperados e a comunidade. Os capítulos foram escritos pelos acadêmicos e professores da UFMS/CPAR”, enfatiza o organizador.

A pedido dos cooperados, em 2014, a equipe deixou de realizar atividades dentro da cooperativa, de forma que a gestão passasse exclusivamente a cargo dos próprios cooperados.

“As ações do CPAR, a partir de então, passaram a ser externas com a sensibilização de estudantes para a separação e doação de materiais recicláveis em ecopontos, e daí nasceu a “Campanha #EuReciclo: conscientização ambiental em escolas municipais de Paranaíba-MS” (PAEXT/2015)”, completa o professor.

O projeto #EuReciclo foi cadastrado e reconhecido como referência na Plataforma Educares do Ministério do Meio Ambiente (http://educares.mma.gov.br/index.php/reports/view/236).

“Atualmente, os cooperados procuraram a Universidade para voltar com as ações internas. A Prefeitura solicitou apoio e parceria na gestão da Coorepa para gerar mais e maiores resultados socioambientais. Estamos em fase de planejamento das atividades, contando dessa vez com a metodologia Enacuts, levantando a demanda da cooperativa e da inserção da Universidade com ações”, diz Geraldino.

O livro está disponível no link: http://www.editora.ufms.br/detalhe.php?codigo=511