Livro “Dez anos da Educação a Distância na UFMS” é publicado em plataforma pública

Já está disponível em plataforma pública da Editora Fi o livro “Dez anos da Educação a Distância na UFMS: as experiências das licenciaturas”, que traz um condensado de vários trabalhos desenvolvidos em pesquisa, ensino e extensão nas diversas áreas de educação a distância ofertadas pela Universidade.

Organizado pela professora Patrícia Graciela da Rocha, coordenadora do curso de Letras (Licenciatura, Português/Espanhol) a distância, o livro apresenta trabalhos  de pesquisadores do Grupo de Estudo em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED), além de outros professores, tutores, pós-graduandos e ex-alunos que de alguma forma participaram de pesquisas na EaD da UFMS.

A professora Patrícia, por exemplo, aborda em um dos artigos a “Situação profissional dos egressos das licenciaturas EaD/UFMS: Onde estão? O que fazem?”.

“Em termos de crescimento, a educação superior a distância no Brasil tinha, em 2004, cerca de 60 mil alunos matriculados, desde então tem se desenvolvido rapidamente e atingiu, em 2016, o número de 1,5 milhões de matrículas, de acordo com Bielschowsky (2018), oferecendo importante colaboração para o desenvolvimento do país. É nesse contexto que consideramos de suma importância analisar como se processou tal crescimento, avaliar a situação profissional dos egressos dos cursos e verificar as condições regionais de trabalho dos profissionais formados para que tenhamos condições de planejar ofertas futuras, bem como identificar os pontos positivos e negativos da formação de professores na modalidade a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para que possamos construir uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade”, afirma a professora em seu artigo.

O livro traz ainda textos relacionados a questões como o estágio obrigatório, a formação inicial de professores de espanhol, materiais didáticos produzidos para o curso de licenciatura em letras a distância, uso do Whatsapp, perspectivas profissionais dos formandos, tutoria, política de formação de professores, entre outros temas.

“Dez anos da Educação a Distância na UFMS: as experiências das licenciaturas” pode ser acessado gratuitamente em https://www.editorafi.org/517ead.

Paula Pimenta