Liga de Saúde Mental realiza ações em referência a Setembro Amarelo

Somando às atividades de prevenção ao suicídio já realizadas na UFMS, a Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME/INISA) promoverá, no próximo mês, ações para a comunidade acadêmica em referência à campanha Setembro Amarelo: Ação de Combate ao Suicídio e Promoção à Vida. Uma das propostas é a iluminação do monumento símbolo da UFMS, o Paliteiro, com a cor amarela durante todo o mês.

Segundo a coordenadora da LASME, professora Priscila Marcheti Fiorin, a campanha Setembro Amarelo traz uma proposta de conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com informações da LASME, todos os anos são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. Estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. A cada suicídio, aproximadamente 10 outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo consequências difíceis de serem reparadas.

A Organização Mundial da Saúde alerta que 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos, assim, o objetivo da Liga é disponibilizar informações e discussão sobre o tema, mas principalmente encorajar as pessoas que pensam na possibilidade do suicídio a buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta.

Além da iluminação, a LASME irá distribuir no dia 1º de setembro fitas amarelas com a frase: “SUA VIDA VALE A PENA”. A ideia é que a comunidade utilize a fita no braço e dessa forma leve a importância da prevenção ao suicídio por todos os lugares.

A LASME também irá fixar cartazes pelo campus da UFMS com frases e depoimentos espalhadas, com o objetivo de passar a mensagem “você não está sozinho” e promover momentos de apoio e reflexão sobre o assunto. Haverá ainda dois murais interativos, um na biblioteca e outro no Restaurante Universitário (RU) com a seguinte pergunta: “O que te motiva viver?”. De acordo com a professora essa atividade estimula expressões de motivação, desabafos, pensamentos e reflexões, assim a comunidade acadêmica terá a chance de conhecer um pouco mais os sentimentos dos que estão a sua volta.

Todas estas atividades também serão realizadas pelos alunos integrantes da LASME no Campus de Coxim (CPCX) durante todo o mês de setembro.

Atividades:

– 01 de setembro: entrega das fitas amarelas

– 01 a 30 de setembro: iluminação do monumento (paliteiro) e exposição dos murais interativos

Fonte: LASME/INISA