Liga de Enfermagem em Emergências Traumáticas participa de desafio do Corpo de Bombeiros Militar

Nesta quinta,5, e sexta-feira, 6, o o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realiza o 1º Desafio Sul-mato-grossense de Salvamento Veicular e Trauma. O evento será aberto hoje, às 16h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS). As demais atividades são realizadas no Parque das Nações Indígenas.

A Liga de Enfermagem em Emergências Traumáticas da UFMS estava envolvida na organização do evento e dois acadêmicos participam do Desafio. “Essa é a primeira ação da nossa Liga junto ao CBMMS. Fomos convidados a compor a equipe de organização, então estamos há algum tempo planejando esse evento. Os dois estudantes na sexta-feira, com equipes de outras instituições, vão se desafiar a prestar um atendimento de qualidade a uma vítima simulada de trauma”, explica a coordenadora docente da Liga Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti.

A simulação realística de ocorrências de acidentes de trânsito e trauma tem por objetivo proporcionar aos participantes o fortalecimento das habilidades técnicas, do conhecimento e principalmente a integração entre instituições que realizam o socorro público. A atividade acontece a partir das 7h e contará com a presença de bombeiros militares, além de equipes de instituições de ensino superior, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a empresa CCR-Via.

“Com relação a importância de participar neste primeiro desafio, destaco a oportunidade que os estudantes que integram a Liga têm de desenvolver uma habilidade específica. Ao longo da graduação, eles adquirem as competências necessárias, por meio do conhecimento, das atitudes e quando conseguimos, em uma situação simulada, fazer com que o acadêmico coloque em prática e execute a assistência com a possibilidade de erro, já que a simulação é o momento de corrigirmos o atendimento, traz ao estudante uma possibilidade de treinamento”, ressalta a professora Elaine.

A professora destaca também a oportunidade de os estudantes entrarem em contato e interagirem com pessoas e instituições ligadas ao contexto da urgência e emergência. “Além de entender esse contexto, os estudantes que integram a liga estarão em contato com profissionais, instituições como o Corpo de Bombeiros, com as equipes do Samu, com as empresas que operam as concessões das rodovias no estado, hospitais, ou seja, todos os envolvidos neste tipo de atendimento”, destaca a coordenadora docente.

“Após formado, o acadêmico que passa por essa experiência, ele já desenvolveu a competência então, com certeza, irá prestar um atendimento de qualidade, rápido e efetivo, tendo todas as condições de ser o profissional de qualidade que tanto almeja nesta área de urgência e emergência”, afirma Elaine.

A estudante do nono semestre de Enfermagem Juliana Ruiz participa do desafio pela primeira vez. “É a primeira vez que um evento como esse é realizado em nosso estado. O CBMMS é um parceiro nosso tanto na graduação e na liga de trauma. Durante o desafio, são simuladas as mais diferentes cenas de acidentes de trânsito urbano, intencional ou acidental com vítimas de trauma e formadas equipes que vão simular esse atendimento”, conta Juliana.

“Seremos avaliados e vamos receber uma pontuação. As equipes que receberem a maior pontuação, tanto no salvamento veicular quanto no trauma, vão competir a nível nacional e se forem classificadas lá, competem em nível internacional”, conta a acadêmica. Ela e o acadêmico do curso de Medicina Udenilson Nunes vão receber um caso e prestar o primeiro atendimento com referência no suporte básico de vida. “Nós vamos competir pelo trauma. Serão duas fases. Na primeira, são escolhidas as quatro equipes que tiveram as melhores pontuações. Essas equipes competem na segunda fase e a que melhor pontuar se classifica para competição nacional”, acrescenta.

Para Juliana é muito bom poder participar de um evento desta natureza durante a graduação. “Toda a experiência adquirida durante o evento com certeza vai ser muito útil na minha formação profissional, ainda mais um evento com simulação realística, onde a gente pode prestar todo o atendimento para vítima como se fosse real mesmo. Acho que conta muito como experiência e agrega muito na minha formação. É uma honra ter a oportunidade de poder participar, colocar em prática tudo o que aprendi até agora, ainda mais por ser uma área que eu gosto bastante”.

A acadêmica do curso de Enfermagem e presidente da Liga Sarah Larrosa Silva também destaca que eventos como esse auxiliam na futura rotina do profissional. “Ainda não havíamos participado de desafios, mas, com certeza estaremos participando dos próximos”, fala. “Esperamos que, durante o Desafio, consigamos vivenciar a realidade do atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar. Será uma experiência que traz à tona interesses nossos”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas no portal do CBMMS.

Texto: Vanessa Amin

Fotos e imagem: Acervo Latem/CBMMS