Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação recebe nota máxima do MEC

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu nota máxima ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação (Faed). A avaliação leva em consideração diversos critérios estruturados em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

“Ficamos muito felizes com o resultado, visto que toda a equipe trabalhou muito para que tudo ocorresse com a maior transparência do que realmente é realizado nesse curso tão importante para a sociedade sul-mato-grossense. A nota máxima demonstra um trabalho em equipe entre professores, técnicos e acadêmicos sob a gestão de uma coordenadora, a professora Edinalva, com o perfil de uma gestão democrática e que principalmente ouve sua comunidade”, informa a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva. 

A coordenadora do curso Edinalva da Cruz Teixeira Sakai reforça que a nota cinco significa o reconhecimento à luta dos estudantes e ao empenho dos professores e técnicos pela qualidade do curso. “Primeiramente, atribuo essa conquista à importância da função social da Licenciatura em Educação do Campo, que visa oferecer um ensino superior aos povos assentados, trabalhadores rurais, quilombolas e indígenas, entre outros povos do campo; ao trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidades e ao apoio contínuo da direção da Faed”, aponta.

A professora destaca que a licenciatura é inovadora, pois é desenvolvida com uma metodologia ainda pouco conhecida, a Pedagogia da Alternância. “Ela rompe com as barreiras das salas de aulas. Como a palavra já diz, ‘alterna’ dois períodos formativos: um período em que o aluno vem para a Universidade; o outro, em que os professores vão até a comunidade do aluno. As atividades e projetos são desenvolvidos no local de vivência dos alunos e dos egressos. A Pedagogia da Alternância visa cumprir o tripé ‘família, Universidade e trabalho’”, explica. 

O curso foi implantado em 2013 em resposta a uma chamada do MEC e a primeira turma iniciou em 2014. Atualmente são 66 estudantes divididos em duas áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos e Matemática. “Neste ano, completamos 10 anos de curso e já somamos 120 egressos, incluindo os formandos de 2024”, comemora a coordenadora.

Mais informações sobre a Licenciatura em Educação do Campo podem ser obtidas nesta página. 

 

Reconhecimento 

Em 2024, o MEC também reconheceu com nota máxima os cursos de Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais da Agência de Educação Digital e a Distância; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação;  Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica do Instituto de Química; Bacharelado em História da Faculdade de Ciências Humanas; Letras – Português e Inglês do Câmpus do Pantanal; Direito do Câmpus de Coxim; e Bacharelado em Geografia dos Câmpus de Aquidauana e de Três Lagoas.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Arquivo da coordenadora do curso