Lamsa é homenageada pela Prefeitura e Sub-secretaria da Juventude

Na noite desta quinta-feira (1º) a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (Lamsa) da UFMS foi homenageada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande e pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude durante o evento Juntos pela Juventude, realizado na Câmara Municipal.

Atuando há sete anos na promoção da saúde ao adolescente, a Lamsa é integrada por acadêmicos de diferentes cursos de graduação, organizados com duas coordenadorias (docente e discente) e quatro comissões (científica, administrativa, marketing e de materiais). “Além das ações de extensão realizadas em escolas públicas de Campo Grande, também desenvolvemos projetos de pesquisa e ensino”, explica a coordenadora docente da Liga, Soraya Solon.

O evento Juntos pela Juventude integra a programação dos 120 anos do aniversário de Campo Grande. Durante a cerimônia, foram assinados convênios com iniciativa privada e governos estadual e federal para aplicação de recursos em estruturas e ampliação de vagas em capacitação profissional de jovens. Também foram entregues certificados aos que participaram dos cursos oferecidos pela Subsecretaria e realizadas homenagens aos que colaboram com ações voltadas à juventude.

“Foi um evento muito bonito. Para nós trata-se de um reconhecimento do trabalho, importante para estimular os estudantes na continuidade das ações”, destacou Soraya. Segundo a coordenadora da Lamsa, nos próximos dias a Liga deve se reunir com o subsecretário Maicon Nogueira para definir quais as atividades que podem ser realizadas em parceria com a subsecretaria. “Já atuamos em ações com as secretarias de Saúde e Educação, estamos felizes não só pela homenagem, mas também pela oportunidade de estreitar laços”, destacou Soraya.

A Lamsa –  Atualmente, integram a Liga 32 estudantes dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Medicina, Educação Física, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição e 13 docentes e colaboradores. Fazem parte do grupo de acadêmicos: Alecsandra Fernandes da Silva, Antônia Rayla Amona de Matos, Carlos Eduardo dos Santos Nascimento,  Gabriella Ribeiro, Gerson Rafael Alvarenga Monteiro Bento,  Higor Lopes Bernal, Ingrid Cristhine da Silva Santos, Jéssica Eloy Cunha Gonzalez, Natália Flôres Gertrudes, Sara Ingrid de Rezende Ferreira e Thanielle Souza Bobadilha, de Enfermagem; Alessandra Teresa Pereira de Barros, de Pedagogia; Allana Oliveira Lima, Gabriela Felix Chaves Ferreira, Julia Fogaça Toniello, Laysa Moreira Dorneles e Micael Viana de Azevedo, de Medicina; Ana Beatriz Alves dos Santos, Gustavo de Souza Gomid e Leandro Pinheiro Casanova Vargas, de Educação Física; Angela Gabriela Muramato e Samara Ortiz da Silva, de Odontologia; Damaris Verônica Brassoloti, Fernanda Rech Agudo, Karen Barcellos Barem Caminha e Lavínia Juliana Silva Costa, de Farmácia; Daniela Bruno dos Santos e Marcos Ferreira dos Santos Lima, de Psicologia; Larissa Kaori Kazari, Maynara Guaripuna Ferreira e Vitória Maria Machado Oliveira, de Fisioterapia; e Thais Ferreira de Oliveira, de Nutrição.

Participam como professores, além da coordenadora Soraya Solon e Camila Guimarães Polisel de Farmácia; Antônio Pancrácio de Souza, de Ciências Biológicas; Bianca Cristina Ciccone Giacon, Ramon Moraes Penha e  Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, de Enfermagem; Ordália Alves de Almeida, de Pedagogia; Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva, de Nutrição; Sandra Maria Francisco Amorim, de Psicologia; Tiago Duque, de Ciências Sociais; Marcelo Rosa, da Educação Física; e como colaboradores, o mestrando em Saúde da Família, Halex Mairton Barbosa Gomes e Silva e Estela Scandola, da Escola de Saúde Pública.

Convite – No início do ano, há processo seletivo para novos integrantes da Liga, mas independentemente, o estudante que quiser participar nas ações pode atuar nos projetos de ensino em andamento, cujos encontros acontecem das 17h30 às 19h; ou como apoio nos projetos de extensão. “Basta acessar o perfil da Liga no Instagram e no Facebook, mensalmente, divulgamos o tema e o link para inscrição nos projetos de ensino. Em relação às ações de extensão, o cronograma é vivo, basta mostrar interesse em participar que chamamos quando a ação for realizada”, explica Soraya.

De acordo com a professora, trata-se de uma ótima oportunidade também para estudantes dos cursos de licenciatura. “Ao participarem da Lamsa, os estudantes passam a ter contato direto com o seu público-alvo, além disso, podem contribuir para auxiliar na promoção da saúde no ambiente escolar. Essa não é uma tarefa atribuída somente à equipe de saúde ou parceiros que, eventualmente, realizem ações na escola. Diariamente, a equipe escolar trabalha questões que influenciam a saúde como, violência, drogas, sexualidade, diversidade, perspectiva de futuro, etc. Ser professor dos nossos jovens vai além da transmissão do conteúdo programático da disciplina. Essa observação também vale para nosso ambiente universitário, afinal, nossos alunos são jovens que transitam entre adolescência e fase adulta”, ressalta a coordenadora da Liga.

Texto: Vanessa Amin, com informações da assessoria da SubJuv/PMCG