Laboratórios receberão recursos para instalação e manutenção de equipamentos

Professores e técnicos administrativos podem receber apoio financeiro para instalação ou manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos de laboratório, enviando as propostas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O objetivo é o investimento em ações de pesquisa, de extensão tecnológica e de inovação desenvolvidas na UFMS.

“A ação terá um impacto muito positivo não só na consolidação da pesquisa na Universidade e no Mato Grosso do Sul, mas também na formação dos nossos estudantes de graduação e pós-graduação”, apontou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Podem enviar propostas coordenadores ou membros de projetos de pesquisa, ou coordenadores de Unidade de Apoio que atendem os projetos de pesquisa, extensão tecnológica e inovação, que tenham currículo na plataforma Lattes e registro no Open Researcher and Cotributor Identification (Orcid). “O projeto de pesquisa deve estar cadastrado no Sigproj e em andamento e o laboratório deve ter cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Pnipe”, observa o diretor de Pesquisa em exercício, Luiz Leandro Gomes de Lima.

São três faixas de valores para as solicitações, que variam de R$5 mil a até R$30 mil, e ao todo serão investidos até R$500 mil nas ações.

É possível solicitar auxílio para qualquer tipo de equipamento, desde que pertença a um laboratório multiusuário. “No ano passado, por exemplo, os auxílios foram utilizados para reparos relativamente simples, como a troca da bateria de nobreaks, até para a manutenção de máquinas mais sofisticadas, como uma rack ventilada de pressão negativa (utilizada para manter o microambiente de animais de laboratório) ou aparelhos de função pulmonar avançada e bicicleta ergométrica (utilizados na análise metabólica em exercício)”, informou a pró-reitora.

A professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Thyara de Deco Souza e Araújo, recebeu fomento em 2023 para a manutenção de uma geladeira portátil, utilizada para transportar materiais de coletas. “Trabalhamos com onças pintadas, tanto animais de cativeiro como animais de vida livre, e a maioria não está aqui em Campo Grande, então temos de ir a campo. A geladeira estava tendo falha na temperatura e conseguimos essa manutenção. Parece um equipamento simples, mas que faz toda a diferença para nós, porque com ele conseguimos transportar o material colhido de forma refrigerada para chegar até o laboratório, são algumas horas de viagem, então ela é essencial para nós”, explicou.

As inscrições estão abertas em fluxo contínuo até 15 de novembro. A análise e resultado preliminar de enquadramento e avaliação das propostas será feita em até 20 dias da submissão. O edital com todas as informações pode ser acessado aqui.

Texto: Ariane Comineti