Laboratórios podem receber alunos da Educação Básica durante o Integra UFMS 2024

Laboratórios e outros espaços da Universidade podem se inscrever para receber alunos de escolas da Educação Básica durante o Integra UFMS 2024, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul, que será realizado entre 21 e 25 de outubro, na Cidade Universitária. As inscrições vão até o dia 10 deste mês e podem ser feitas por meio do formulário disponível no link

O intuito é que os laboratórios realizem apresentações e atividades presenciais voltadas para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. As atividades são vinculadas ao Ciência nas Escolas, ação do Programa Institucional de Extensão Vem Pra UFMS, que busca acessibilizar a ciência produzida na Universidade e proporcionar o contato entre a comunidade interna e as escolas. 

“No Ciência nas Escolas, os nossos estudantes apresentam seus trabalhos, pesquisas e disciplinas nos colégios. Dessa vez, optamos por fazer o inverso: trazer as escolas para dentro da Universidade para que eles conheçam nossa pesquisa e quanto a ciência faz parte do dia a dia de cada um. É importante que os laboratórios participem, divulguem a pesquisa e mostrem o que está fazendo para a sociedade”, explica a diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques.

A diretora destaca ainda que a ação colabora para a popularização da ciência produzida na Universidade. “É uma maneira de divulgar e de fazer a ciência se enquadrar em uma linguagem acessível para as pessoas. Muitos têm medo da academia, acham que não é para elas por ser algo distante e difícil de entender, mas não é. Os laboratórios que abrirem as portas vão ter a missão de facilitar a linguagem e mostrar para as pessoas que a gente faz ciência todo dia, desde quando abre uma torneira ou faz uma comida”.

As inscrições devem ser realizadas pelo professor ou técnico responsável pelo laboratório. No formulário, o responsável deve informar a capacidade máxima de alunos por visita, assim como os dias e períodos disponíveis para visitação. Todos os integrantes do laboratório ou espaço que participarem da atividade serão certificados. 

As propostas submetidas serão avaliadas de acordo com a relevância do tema para a sociedade; a inovação metodológica e de conteúdo; a contextualização teórica e conhecimento bibliográfico; a capacidade de comunicação com a faixa etária do público-alvo da ação; e a utilização da norma culta da língua portuguesa.

Mais informações estão disponíveis no edital

Texto: Alíria Aristides