Foi realizada nesta manhã a apresentação do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova), fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a UFMS e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). A transmissão foi feita neste link, no canal do LabInova.
O reitor Marcelo Turine apontou que por meio do Laboratório será ofertado um novo modelo de capacitação e de apoio para a difusão do conhecimento de forma integrada e inovadora. “Estamos muito felizes com a parceria realizada para fortalecer a cultura de inovação em nosso País. O LabInova vai levar para a rede de articuladores locais do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC) do MEC um novo modelo de disseminação e capacitação para professores de mais de cinco mil municípios brasileiros. Nosso objetivo enquanto Universidade é promover ambientes de formação inovadores dentro de um grande movimento integrado com a rede de educação e com alunos dos institutos e universidades do nosso Brasil”, falou. O reitor também agradeceu a oportunidade, parabenizou ao MEC e ao Governo Federal pela iniciativa e desejou sucesso à equipe da UFMS e pesquisadores do Laboratório.
A apresentação do LabInova foi feita pela professora Daiani Damm Tonetto Riedner, que está na coordenação pedagógica do projeto juntamente com o professor Hercules da Costa Sandim. “Que alegria estar aqui com vocês e termos pessoas de todo o Brasil participando desse momento. O LabInova tem como foco apoiar os articuladores locais do PIEC, por meio da formação específica para o trabalho de construção do Plano Local de Inovação. Por meio desse apoio estrutural e de formação, o projeto LabInova pretende ir além e criar condições para a promoção de um verdadeiro ecossistema de inovação para o desenvolvimento da educação no âmbito local, regional e nacional, de forma contextualizada e sustentável”, disse.
Os cursos de formação ofertados pelo LabInova são voltados a articuladores estaduais e locais de municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo é o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência.
Mais informações sobre a iniciativa, os cursos e a agenda de seminários e lives podem ser acessados no site: labinova.ufms.br .
Texto: Ariane Comineti