As atividades acadêmicas se concentram na Unidade 2

Jubileu: campus celebra cinco décadas de ensino, pesquisa e extensão em Aquidauana e região

Em 2020, o Campus de Aquidauana (CPAQ) completa 50 anos de existência e comemora seu Jubileu. Referência na região, a unidade é de extrema importância para a UFMS e para as mais de 1500 pessoas que a compõe.

A atuação de excelência do campus no desenvolvimento e aplicação do ensino, pesquisa e extensão pode ser notado em diversas áreas, cumprindo a missão da Universidade de formar profissionais qualificados para transformar a sociedade e promover o crescimento sustentável do país.

Foto histórica da unidade na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Porém, a história do campus começa em 1970, quando foi criado o Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), unidade integrada à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), a partir do Decreto n.º 1.146, de 13 de agosto.

As atividades começaram no ano seguinte, no prédio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro até a aquisição da construção inacabada do Ginásio Imaculada Conceição, localizado na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde hoje é a Unidade 1 do CPAQ. O primeiro vestibular do Centro Pedagógico foi para os cursos de Letras (português e inglês) e Estudos Sociais.

Oito anos depois, em 1979, a UEMT foi federalizada e transformou-se na UFMS que hoje conhecemos, e a unidade foi renomeada Centro Universitário de Aquidauana (CEUA) antes de se tornar, oficialmente, Campus de Aquidauana.

O CPAQ possui espaços revitalizados, biblioteca completa e em breve ganhará um Restaurante Universitário

A demanda da região foi crescendo, mais cursos começaram a ser ofertados e hoje o CPAQ possui dez cursos de graduação (três bacharelados e sete licenciaturas) e três cursos de pós-graduação (uma especialização e dois mestrados). São três unidades, 80 professores, 48 técnicos-administrativos e, até o primeiro semestre de 2020, 1389 estudantes de graduação e 74 estudantes de pós-graduação.

Anualmente são desenvolvidos trabalhos, pesquisas e ações nas áreas de Administração, Geografia, Turismo, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Outro ponto que faz o CPAQ único é sua proximidade com os cidadãos indígenas da região, possível graças a sua localização geográfica e investimento na socialização do conhecimento.

Comemoração

Para comemorar o Jubileu com a comunidade acadêmica, será realizado o o evento UFMS 50 anos em Aquidauana na quarta-feira, 9, às 19h30. Serão transmitidas ao vivo pelo Facebook apresentações de músicas regionais e terena, e homenagens e depoimentos de estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados. 

“Celebrar esta história é celebrar a educação como instrumento transformador de vidas e é isso que o CPAQ faz”, declara a professora Ana Graziele Lourenço Toledo. Confira todas as informações sobre o evento aqui.

Texto e fotos: Leticia Bueno