De 11 a 13 de junho o câmpus de Aquidauana sedia o IV Congresso Internacional de História Regional com o tema “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”. O evento é organizado pelos cursos de graduação em História, Geografia e Turismo do campus de Aquidauana (CPAQ), pelo Mestrado em Geografia do CPAQ e pelo Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal (CPAN).
A interdisciplinaridade é característica do congresso, que busca trabalhar a diversidade de temas ligados a Guerra do Paraguai e a Consolidação dos Estados Nacionais que fazem parte da Bacia Platina, garantindo a pluralidade temática. De acordo com os organizadores o evento tem atraído cada vez mais participantes de MS e de outras unidades da federação e dos países platinos. Em 2015, no primeiro ano de realização, participaram cerca de 250 pesquisadores, em 2017 foram 600 participantes.
Na programação para 2018 estão conferências, debates, exibição de filmes, visita a monumento histórico e apresentações de trabalhos. Confira mais informações e inscrições no site: https://congressohistoriacpaq.ufms.br/