Itens do Varal Solidário são doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer

A ação Varal Solidário foi encerrada na semana passada na Cidade Universitária. A atividade, administrada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), o DCE e os Centros Acadêmicos, foi parte da campanha Eu Respeito de maio a julho.

Criado em 2016 em Ponta Porã e institucionalizada para todos os campi em 2017, o Varal Solidário busca permitir e incentivar a troca de roupas, calçados, agasalhos, cobertores e edredons no meio acadêmico. A ação sempre antecipa o período de Inverno.

A campanha acontece anualmente e, após o encerramento, os itens que sobraram nos varais são doados para instituições beneficentes. Este ano a organização escolhida foi a Fundação Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada dentro do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande.

A Rede Feminina organiza doações, dá apoio emocional e acompanha mulheres em tratamento de câncer há mais de 30 anos. O grupo, totalmente feminino, possui 70 voluntárias que atendem cerca de 80 a 100 mulheres por mês. O trabalho é destinado exclusivamente para as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede também possui uma casa de apoio onde pacientes e acompanhantes que moram no interior do estado podem se hospedar durante o período de tratamento.

São realizadas doações de fraldas geriátricas, cestas básicas, perucas, lenços, turbantes, sutiãs e próteses. As perucas são confeccionadas por um profissional e por mulheres do presídio feminino. Para ajudar nas despesas, o grupo conta com um brechó dentro do Hospital de Câncer que recebe doações de roupas e calçados femininos, masculinos e infantis para vender. Os itens do Varal Solidário foram destinados para o brechó.

Texto: Gustavo Zampieri (estagiário de Jornalismo)