Intercâmbio leva alunos do Direito à Universidade de Washington

Novos olhares sobre o Direito e a cultura americana enriqueceram o aprendizado de alunos e professores que participaram no último mês de janeiro do II Intercâmbio Intercultural na Universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos. A viagem é parte do Projeto de Extensão “Cidadania e Cultura – intercâmbio de alunos e professores da Universidade de Washington, UFMS e UCDB”, que tem a coordenação da professora Ynes da Silva Felix, diretora da Faculdade de Direito (FADIR).

Em 22 dias de intercâmbio, entre Seattle, Tacoma e Olympia, os alunos da UFMS e da UCDB tiveram 10 horas/aulas de Direitos Humanos Internacionais, Introdução ao Sistema Legal Americano e Direito e Sociedade. Na aula de Sociologia de Gênero, em Tacoma, o grupo também apresentou trabalhos com temas de pesquisas sobre mulheres, afrodescendentes e indígenas, abordando comparativos da realidade brasileira com a norte-americana.FOTOAULA2

Aluno da FADIR, Marco Antônio Gonçalves tratou do tema “Afro-americanos na Universidade de Washington e afro-brasileiros na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: similaridades e diferenças”. O aluno verificou que a inserção dos afro-americanos no ambiente universitário da Universidade de Washington, em Tacoma, entre os discentes é proporcional à da população, mas muito inferior quando se trata dos docentes, apesar de existirem negros qualificados para o posto na população americana.

Marco_direito“A motivação do tema foi a importância da educação quando não se quer mais desigualdades sociais, seja racial, de gênero ou econômica. Todos têm direito à vida, educação, saúde, trabalho, lazer”, afirma o intercambiado. “Tudo é muito diferente: desde a forma como os alunos se portam na Universidade, a organização das cidades, dos meios de transporte, a acessibilidade. Foi muito bom passar por essa experiência”, diz o acadêmico, que também é médico e por ver as dificuldades dos pacientes para terem seus direitos preservados resolveu cursar a faculdade de Direito.

O grupo foi beneficiado ainda com palestras temáticas na área de Direitos Humanos e Meio Ambiente, visitas técnicas a museus, fóruns com acompanhamento de audiências e visitação a projetos relacionados ao tema de estudo “Direitos Humanos e Território”, como institutos que acolhem crianças vítimas de violência, imigrantes e outros grupos de minorias em situações emergenciais. Os alunos ficaram hospedados em casas de famílias de alunos e professores americanos que participaram do mesmo projeto em Mato Grosso do Sul entre os anos de 2012 a 2015.

Pela UFMS, o grupo foi acompanhado pelo professor da FADIR José Paulo Gutierrez. “Foi muito gratificante esse intercâmbio para o grupo. Não dá para comparar as duas realidades, mas é possível aprender, vivenciando experiências”, diz o professor. Da UCDB participaram os acadêmicos de Direito Isadora Abreu de Medeiros e Vitor Del Campo Ferreira. Os alunos deverão realizar apresentações sobre o intercâmbio e seus resultados em suas respectivas universidades.