Inteligência Artificial na internacionalização das universidades será discutida em setembro

Em 11 e 12 de setembro, será realizado o evento Impacto da Inteligência Artificial na internacionalização das universidades no auditório do Complexo EaD e Escola e Extensão, na Cidade Universitária. A iniciativa é da Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Inovação e Internacionalização da UFMS, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) do Centro-Oeste. A programação integra a edição deste ano da Conferência UFMS Internacional.

“É um evento destinado a toda a Universidade, porque a internacionalização é um tema transversal e todos os segmentos da Instituição, acredito, precisam e sentem a necessidade de suporte para desenvolver ações e propostas de internacionalização. O evento acaba sendo uma plataforma valiosa para discutir questões urgentes e complexas relacionadas à responsabilidade da educação com a tecnologia, o que faz bastante sentido, já que o nosso tema é os usos da Inteligência Artificial, um assunto urgente para qual precisamos de abordagens colaborativas e inclusivas para enfrentar os novos desafios”, explica a secretária de Relações Internacionais, Lucilene Machado Garcia Arf.

Sobre a escolha da temática, Lucilene destaca a necessidade de abordar o tema que vem ganhando muito espaço. “A temática foi motivada por necessidade mesmo. A IA vem ganhando todos os espaços e precisamos discutir isso na educação. A internacionalização que pensa ações para uma educação mais equitativa, principalmente, na América do Sul e Caribe, reconhece a importância de uma abordagem regional e integrada para fomentar o assunto e nos prepararmos adequadamente para o enfrentamento de questões que poderão nos surpreender”, fala.

O evento é aberto à participação de estudantes e professores. “Tanto estudantes, como professores, podem participar das discussões sobre os impactos éticos, sociais e econômicos da IA. Isso nos ajuda a compreender as implicações mais amplas da IA na sociedade, fomentando uma perspectiva crítica e responsável. Também permite que os professores contribuam com suas próprias pesquisas e práticas, além de receberem feedback construtivo da comunidade acadêmica”.

Por meio de palestras, painéis, workshops, sessões de debate e atividades práticas, estarão reunidos especialistas, gestores acadêmicos, pesquisadores e representantes de empresas de tecnologia para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas. “Nosso objetivo é não apenas analisar o presente, mas também antecipar o futuro, delineando estratégias e políticas que possam orientar as universidades brasileiras em sua jornada rumo à internacionalização impulsionada pela IA”, salienta Lucilene.

“Um evento que tem como tema a Inteligência Artificial pode ser um catalisador para o crescimento e inovação, oferecendo uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades, a reflexão crítica e a construção de redes de colaboração. Para os estudantes, é uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e para a criação de soluções inovadoras, enquanto para os professores, é uma chance de enriquecer suas práticas pedagógicas e contribuir para o avanço do conhecimento na área”, ressalta Lucilene.

Clique aqui para fazer sua inscrição gratuita e conferir a programação completa.

Texto: Vanessa Amin