Integra UFMS abre inscrições de trabalhos na sexta, dia 1º

A partir de 1º de março, o Integra UFMS recebe submissões de trabalhos. Este ano, o Integra UFMS faz parte da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vinculado à SBPC Jovem, que será realizado em julho. Os estudantes poderão inscrever trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos para a apresentação de pôsteres até 17 de abril. A condição para a inscrição no Integra UFMS é a inscrição gratuita prévia na SBPC.

A apresentação de trabalhos na SBPC é independente da participação no Integra UFMS, mas a inscrição on-line no evento nacional é uma exigência este ano. São duas oportunidades distintas para a divulgação científica, que têm processos e etapas diferentes de submissão. Se o acadêmico deseja apresentar na SBPC deve também submeter o trabalho na SBPC.

O Integra UFMS é uma oportunidade de prestação de contas à sociedade das bolsas concedidas e do investimento em pesquisas, ações e atividades desenvolvidas para a socialização do conhecimento na Universidade. Como um evento de Ciência, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação reúne jovens envolvidos com os programas institucionais, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Educação Tutorial (Pet), a Extensão Universitária (Enex), as Ligas Acadêmicas, as Empresas Juniores, e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

“Este ano, por ser dentro da SBPC, que é uma reunião científica de alcance em toda a América Latina, o nosso Integra terá uma projeção nacional, porque nós teremos pessoas do Brasil e do exterior frequentando a Universidade”, afirma a professora Yvelise Possiede, coordenadora do Integra UFMS 2019.

Os acadêmicos dos programas institucionais da UFMS devem fazer a inscrição na SBPC, que é gratuita, e apresentar o seu trabalho no Integra UFMS, que vai acontecer na mesma semana do evento nacional. Os trabalhos devem ser na forma de banners e poderão ser apresentados resultados parciais ou finais inéditos, ou que, se apresentados no Integra 2018, tenham sido enriquecidos com a incorporação de novos dados e/ou informações. Toda a estrutura para a publicação dos trabalhos é oferecida pela Universidade.

Confira abaixo o edital de seleção de trabalhos para o Integra UFMS 2019:

Download (PDF, 679KB)

SBPC 2019

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é a maior feira científica da América Latina e terceira maior do mundo. Em sua 71ª edição, a primeira realizada em Mato Grosso do Sul, são esperadas 16 mil pessoas. O evento será sediado na UFMS, dos dias 21 a 27 de julho.

O tema deste ano é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. As inscrições estão abertas até o dia 11 de março para quem deseja submeter trabalhos .

Segundo a professora Yvelise Possiede, a participação na SBPC tem muito a agregar para os membros da Universidade. “Para a nossa comunidade acadêmica é uma oportunidade sem precedentes viver uma reunião científica tão grande e fantástica. Seja em que período o estudante estiver, fazer parte de uma reunião científica dessa escala vai marcar a vida dos estudantes que participarem”.

Texto: Ariane Comineti e Leticia Bueno