Integra UFMS 2023 terá novidades para maior participação de estudantes e servidores

O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS 2023, já está sendo preparado com novidades para ampliar a participação de estudantes. Como consta no Calendário Acadêmico, o Integra UFMS será realizado entre os dias 23 a 27 de outubro, no Ginásio Moreninho, na Cidade Universitária.

A vice-reitora Camila Ítavo se reuniu com a Comissão Organizadora e o diretor científico da Fundect, Nalvo Franco Junior, para alinhar as atividades e iniciar os preparativos para o Integra UFMS 2023. “Já consolidado na Universidade, o Integra UFMS é uma grande vitrine da Ciência e do protagonismo do estudante para todo o estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Agora em sua sétima edição, queremos proporcionar a melhor experiência com a produção acadêmica e de pesquisa para todos que nos visitarem”, enfatizou.

“A intenção é unir esforços para fazer um evento ainda maior e melhor, mas já demos início às primeiras tratativas, e existem algumas novidades no Integra UFMS que ainda estão sendo preparadas”, disse a diretora da Escola de Extensão e coordenadora do Integra UFMS, Liana Duenha. Segundo ela, a proposta é tornar o evento mais dinâmico e híbrido, possibilitando atividades integradas, envolventes e criativas.

Toda a comunidade universitária poderá contribuir com a organização do evento. “Vamos abrir uma caixa virtual de sugestões para que estudantes, professores e servidores possam sugerir ações a serem desenvolvidas dentro do Integra UFMS, para que todos sejam incorporados e integrados ao evento”.

O coordenador da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciência de Mato Grosso do Sul, Ivo Leite Filho, também afirma que o evento é importante para o estado, e que este ano a união entre a UFMS, a Fundect e a Fetec se fortalece ainda mais. “Neste ano, a Fetec completa 13 anos de criação, e o Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências completa seu 15º aniversário. Isso mostra a importância que o evento Integra UFMS tem para a divulgação e produção científica”, conta.

A Comissão Organizadora é composta por 14 representantes das pró-reitorias, agências e diretorias da Universidade; e a Comissão Técnico-Científica, por 13 membros, e é responsável pelo processo de avaliação das propostas e avaliações in loco.

O principal objetivo do Integra UFMS é reunir, em um só espaço, estudantes de todos os câmpus da Universidade para a apresentação dos resultados nos programas institucionais de bolsas da Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Educação Tutorial, Extensão Universitária, Empresas Juniores; participantes da Fetec/MS, com apresentação dos projetos dos estudantes da educação básica do Estado de Mato Grosso do Sul e também receber professores e estudantes para apresentar seus trabalhos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul ( PICTEC/Fundect-MS).

Integra UFMS 2022

No ano passado, foram apresentadas mais de mil pesquisas técnicas, científicas, além de projetos artísticos e culturais, e 12 trabalhos foram premiados nas suas respectivas áreas de conhecimento, pró-reitorias e agências.

O estudante de Ciências Biológicas, José Elias Rodrigues, vinculado ao Projeto Sabores: oficinas de aproveitamento alimentar com frutos nativos do Cerrado e Pantanal, foi um dos premiados do Integra UFMS 2022, escolhido pela Proece como melhor apresentação.

“Para os alunos da UFMS é uma excelente oportunidade de apresentar nossos trabalhos, uma forma deles tomarem vida e sair de dentro das salas de aula e laboratórios de pesquisa. Sem contar na experiência adquirida de apresentar um projeto, é possível trabalhar nossa desenvoltura durante a apresentação, além da valorização do currículo pessoal do acadêmico e dos contatos que fazemos com as pessoas de diversas áreas do conhecimento”, relata José.

Outra novidade da edição 2022 foi a premiação do melhor avaliador, entregue para o estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas, Sanderson da Silva Coelho, que analisou 51 trabalhos.

“Estou muito feliz por ter participado de um evento tão lindo e maravilhoso como o Integra 2022, no qual vários projetos, trabalhos e produções textuais foram produzidos com um só objetivo de desenvolvimento para integração de estudantes de diversas áreas do conhecimento”, celebrou o estudante.

Confira a composição da Comissão Organizadora:

Port532 - Composi o comiss es integra 2023

Texto: Agatha Espírito Santo