Mais de mil trabalhos estão expostos e podem ser conferidos no site do evento
Considerado o maior e mais importante evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS 2021 começa nesta segunda-feira, 13 e tem como objetivo mostrar o da produção acadêmica dos programas institucionais da UFMS de extensão, ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo.
Neste ano foram aprovados 1.047 trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Os trabalhos estão disponíveis para visualização no site integra.ufms.br. Além da exposição, serão realizadas webinars, às 10h, e apresentações culturais, às 18h, durante toda a semana. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, 18, às 10h. A programação do Integra será transmitida ao vivo pela TV UFMS e Rádio Educativa UFMS 99,9.
“Desejo as boas-vindas a todos os participantes. Pelo segundo ano consecutivo o Integra UFMS é realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19. A realização deste evento demonstra que, mesmo em um cenário difícil, a UFMS não parou e se manteve ativa. Os trabalhos contemplam as ciências da saúde, humanas, exatas e da terra, biológica, sociais e aplicadas, linguística, letras e artes, engenharias e alguns de cunho interdisciplinar e podem ser conferidos a partir de hoje”, disse o coordenador do Integra e diretor da Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Auri Matos Frübel.
De acordo com ele, todos que participarem das atividades transmitidas ao vivo podem receber o certificado desde que preencham a lista de presença. “Agradeço à reitoria por ter nos dado todas as condições para realização do evento e de uma forma especial a professora Luciana Montera que nos deu sugestões e dicas muito importantes, à equipe da Agência de Comunicação Social e Científica, à Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, à Comissão Técnica e Científica e todas as demais comissões, bem como os avaliadores e todos os participantes. Desejo a todos um ótimo evento”.
“Somos parceiros, amigos e estamos de mãos dadas pelo desenvolvimento científico e socioeconômico. Buscamos como instituições alcançar o resultado e dar resposta de forma integrada, fazendo a diferença junto aos cidadãos do nosso estado. Destaco três palavras: empreendedorismo, inovação e cooperação. Temos talentos, somos inspiradores, cada um de nós onde estivermos, se fizermos uma entrega efetiva, faremos cada um dia melhor a todos os sul-mato-grossenses”, destacou a diretora técnica do Sebrae MS Marcela França, representando o presidente Cláudio Mendonça na cerimônia de abertura.
O presidente da Fundect Márcio Monteiro também participou. “Tenho muito orgulho em ver o trabalho feito pela UFMS desde 2017 quando foi realizado o primeiro evento. Em nome do governo do Estado fico feliz em ver que, mesmo em tempos de pandemia, a comunidade científica da Universidade apresenta tantos resultados e mostrando que ciência e tecnologia no Estado não param, porque tem instituições fortes. É uma honra podermos estar com vocês e queremos participar mais ativamente nas próximas edições do Integra UFMS”.
“Agradeço toda a parceria das pró-reitorias e agências que fizeram nosso evento acontecer. Parabenizo o professor Auri e a professora Cláudia e toda a equipe que arregaçou as mangas e também aos nossos estudantes e professores que permitiram que mais de mil trabalhos fossem apresentados”, ressaltou o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes.
A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu a todos os parceiros e apoiadores e em nome dos diretores cumprimentou os coordenadores, professores e técnicos da UFMS. “Vocês são os grandes responsáveis pelos brilhantes projetos e fazem com que os nossos estudantes tenham um desenvolvimento para formação integral: técnica, humana, cidadã e responsável. Cumprimento todos que nos acompanham pela TV UFMS e, em especial, aos estudantes que tem desenvolvido seus projetos de ensino, pesquisa, extensão, empresa júnior, ligas acadêmicas, toda a parte de ensino a distância. Esperamos que no próximo ano estejamos juntos. Hoje, apresentamos a toda a nossa sociedade o nosso tesouro”.
“Hoje comemoramos os cinco anos do nosso Integra UFMS. Nossa Universidade é uma joia de Mato Grosso do Sul e para o Brasil. É muito importante prestarmos contas para a sociedade do investimento que ela faz e esse evento nasceu para ser uma vitrine dos nossos jovens cientistas. O Integra UFMS é fruto de investimentos feitos pelo governo municipal, estadual e federal, no qual agradeço ao Ministério da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovações por proporcionar a sua realização. Agradeço todos os nossos líderes pela conexão, apoio e por permitir que deixemos esse legado para o Mato Grosso do Sul, pois a ciência é o futuro do Brasil e é isso que queremos. Parabéns, muito obrigado e vida longa ao Integra UFMS”, falou o reitor Marcelo Turine.
Primeira webinar
A primeira webinar programada tem como tema O futuro da ciência e tecnologia com a Inteligência Artificial. Para apresentar o primeiro palestrante e professor do Instituto de Física do campus da Universidade de São Paulo em São Carlos, Oswaldo Novaes de Oliveira Júnior, foi convidado o coordenador da Fetec MS e professor do Instituto de Química da UFMS Ivo Leite. “O tema contemplado hoje vem ao encontro das discussões iniciadas ano passado em função da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Conversar com alguém que tem a vida toda dedicada a isso é muito importante. O professor Osvaldo tem uma carreira e prêmios e suas publicações embasadas e sempre esteve disponível para compartilhar o seu conhecimento”, falou.
“Agradeço a todos que estão prestigiando a abertura e gostaria de saudar especialmente os estudantes, professores e técnicos da Universidade”, disse o professor Oswaldo. “Escolhi como tema o assunto pelo fato da Inteligência Artificial já estar presente no nosso cotidiano e porque ao culmina, no século 21, com a evolução das diferentes eras do conhecimento. Vou concentrar nessas eras e nos diferentes paradigmas adotados pelos humanos durante a história para gerar conhecimento e uma conexão disso com a sua importância para formação acadêmica e educação”, explicou Oswaldo.
Apresentação Cultural
Como parte das atividades de abertura do Integra UFMS, ainda hoje, a partir das 18h, será transmitida pelo canal da TV UFMS a edição especial do programa Movimento Concerto. A programação trará o dueto Phronesis Cello Duo, formado pelos professores dos cursos de música André Micheletti da Universidade de São Paulo (USP) e Wiliam Teixeira da UFMS. A apresentação inclui obras de Vivaldi, Roberto Victório e poemas de Manoel de Barros.
O dueto traz uma abordagem com foco no processo criativo das peças musicais, a partir de recriações, adaptações e composições próprias. O espetáculo terá ainda a participação especial vocal da estudante do curso de Música da UFMS Juliana Araújo. A acadêmica irá integrar o repertório da peça, escrita pelo professor William, sobre os versos do poema “Diário de Bugrinha”, de Manoel de Barros, e a última apresentação chamada “Cheiro de Falta”, baseada em uma peça de compositor barroco do século 17.
O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade, existente desde 2007, que realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita e suas fronteiras. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a edição especial para o Integra UFMS 2021 foi gravada previamente. Durante a transmissão, os integrantes do Phronesis Cello Duo irão comentar ao vivo sobre o repertório apresentado e o público poderá interagir pelo chat do canal.
Confira a programação do Integra UFMS 2021
Assista a abertura e primeiro webinar
Texto: Vanessa Amin