Instituições se destacam no cenário paradesportivo

No último final de semana, aconteceu a fase regional do Circuito Brasil Loterias Caixa Paralímpico e a Super Copa Brasil de Futebol de 5. As competições foram realizadas em Uberlândia e em São Paulo, respectivamente, e contaram com a participação de equipes de instituições de Mato Grosso do Sul que possuem parceria com o projeto “Incluir pelo Esporte”, realizado pela UFMS, entre elas a Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD) e o Instituto Sul Mato Grossense Para Cegos Florisvaldo Vargas (Ismac). 

No Circuito Brasil, as equipes de atletismo da ADD conquistaram 21 medalhas de ouro, 15 de prata e duas de bronze. Também obtiveram 11 índices para as fases nacionais e quebraram quatro recordes brasileiros. Na natação, a equipe Submersos da ADD/Rádio Clube conquistou 9 medalhas de outro, três de prata e 12 bronzes e um índice para a etapa nacional. Já a equipe do Ismac, ficou em terceiro lugar na Super Copa Brasil de Futebol de 5.

De acordo com a professora Marina Salerno, do curso de Educação Física, os acadêmicos e professores têm auxiliado as equipes no treinamento e os resultados positivos reforçam importância do projeto. Além do apoio às competições, o Projeto Incluir pelo Esporte também oferece a oportunidade de práticas esportivas para fins de lazer. As atividades acontecem na Cidade Universitária, nos seguintes dias e horários:

– Bocha: das 14h às 16h, nas segundas-feiras, no Moreninho, e nas sextas-feiras, nas quadras cobertas.

– Futebol de 5: das 17h às 19h, no Moreninho.

O projeto Incluir pelo Esporte é fruto de um Projeto de Ensino de Esporte Adaptado, no qual os acadêmicos do curso tiveram contato com modalidades paralímpicas. Posteriormente, em 2016, foi iniciado como projeto de extensão em esporte adaptado. Com o crescimento das ações e a aumento da demanda, tornou-se Projeto Incluir pelo Esporte em 2017. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone 3345-7630 ou pelo e-mail marina.brasiliano@gmail.com.

 

Texto: Vanessa Amin