Instituições realizam 1º Encontro Web Integração Ensino-Serviço

Nesta quinta-feira, 17, a UFMS e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) realizam o 1º Encontro Web Integração Ensino-Serviço – Cuidados às Condições Crônicas na APS. O evento encerra as atividades do curso de especialização Cuidado às Condições Crônicas da Atenção Primária a Saúde, oferecido por meio de parceria entre a Universidade e a Sesau.

Foram convidados para participar como palestrantes do Encontro profissionais de Mato Grosso do Sul e de outros estados, entre eles a enfermeira e tutora do curso Kassandra Pereira, a odontóloga, professora da UFMS e coordenadora da especialização Adélia Delfina Motta da Silva, os representantes do Ministério da Saúde Alexandre Borges e Webster Pereira e o consultor em saúde pública Eugênio Vilaça.

“A UFMS agradece a parceria e parabeniza a Sesau e equipe pelo sucesso do curso de especialização”, disse a vice-reitora Camila Ítavo durante a abertura do evento. A coordenadora Adélia Delfina agradeceu também os tutores que atuaram na pós-graduação: Caroline Campos, Cleber Eduardo Galvão Carvalho, Geisi Rocha Macedo, Luciana Freixo, Maria Leonete Simioli, Neilma Alves da Silva Pereira, Rodrigo Koch, Stela Balbino da Silva Moura e Valdinei Pereira de Souza, que faleceu em agosto vítima da Covid-19.

Para o secretário da Sesau, José Mauro Pinto de Castro Filho, a qualificação oferecida aos profissionais vai possibilitar um crescimento da atenção primária no município. “Gostaria de agradecer ao reitor Marcelo Turine pelo convênio pela oportunidade de qualificação aos servidores da saúde. Hoje, 30 servidores entre enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, educadores físicos entre outros concluem o curso e estarão aptos a reverter o conhecimento aprendido em favor dos pacientes atendidos”, disse o secretário.

O curso foi o primeiro a ser oferecido pela Coordenadora Escola de Extensão da Universidade e foi viabilizado através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que regula a entrada dos acadêmicos de graduação e pós-graduação na Sesau. Foi idealizado em conjunto com professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia que possuem conhecimento teórico e prático sobre o tema, com o intuito de qualificar os profissionais atuantes em todas as áreas da saúde, em relação aos atendimentos aos pacientes em condições crônicas dentro da atenção primária. No total foram 450 horas distribuídas em 11 módulos.

Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças em condições crônicas matam 41 milhões de pessoas a cada ano, abrangendo 72% de todas as mortes no mundo, e preparar os profissionais para oferecer um melhor atendimento na atenção primária, passa a ser uma estratégia de política pública, para assegurar o direito à saúde da população.

Acompanhe a transmissão do 1º Encontro Web Integração Ensino-Serviço:

Texto: Vanessa Amin