Instituição fomenta capacitação técnica de servidores

Professores e técnicos-administrativos interessados em receber apoio para capacitações já podem enviar proposta no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. O fomento poderá ser tanto para a participação individual em ações de curta duração ou para ações coletivas realizadas na Universidade, em local externo ou em plataformas digitais, desde que alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, a capacitação anual dos servidores é significativa tanto para os próprios servidores, quanto para a Universidade. “Permite a atualização com as últimas tendências em suas áreas específicas, bem como adquirir novas habilidades, técnicas e abordagens, aperfeiçoando a qualidade do desenvolvimento das funções e estimulando a inovação e a adoção de melhores práticas dentro da Instituição”, enfatiza.

Em 2023, foram investidos cerca de R$ 88 mil em ações de capacitação que contemplaram 46 servidores. Para este ano, a previsão é de um investimento total de R$150 mil.

Entre os requisitos para a submissão estão: ser servidor em efetivo exercício na UFMS e ter a concordância dos dirigentes da Unidade da Administração Central ou setorial.

Para as solicitações individuais será preciso apresentar a justificativa assinada pela chefia imediata e pelo dirigente da Unidade, indicando a necessidade da capacitação, os dados da empresa e materiais da ação, como folderes de divulgação, programação e outros documentos.

Para as solicitações por ações coletivas, será preciso apresentar uma justificativa da necessidade do curso, um termo de anuência dos dirigentes das unidades envolvidas e documentos da empresa que irá ofertar a capacitação, como atestado de capacidade técnica, certidão negativa de débitos trabalhistas, certidão negativa de débitos relativos aos tributos federais e dívida ativa, certificado de regularidade do FGTS, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro e o resultado preliminar da análise de enquadramento das propostas será em até cinco dias úteis após a submissão. Mais informações podem ser obtidas no edital, publicado aqui.

Texto: Ariane Comineti