O prazo final para estudantes de graduação da UFMS participarem da seleção para compor cadastro de Banco de Talentos de suporte ao projeto de desenvolvimento institucional Apoio ensino, pesquisa e pós-graduação – expansão da educação digital é sexta-feira, 6 de janeiro. As inscrições devem ser feitas no Sigproj.
Para participar são necessários alguns requisitos como: estar regularmente matriculado em um curso de graduação (necessário atestado de matrícula atualizado), possuir disponibilidade para a execução das atividades conforme termo de concessão da bolsa e plano de trabalho definido com o professor orientador, não estar em cumprimento de sanção disciplinar e apresentar os documentos e procedimentos necessários à efetivação da bolsa no prazo estabelecido e quando solicitado.
“O edital vai classificar estudantes de graduação interessados em uma oportunidade como essa, para que caso haja demandas e possibilidades de financiamento, eles possam ser convocados para atuar como bolsistas no projeto desenvolvido pela Agência de Educação Digital e a Distância (Agead)”, explica o diretor Hércules da Costa Sandim.
O projeto
De acordo com Hércules, o projeto conta com recursos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. “O projeto também está na Fapec via contrato com a UFMS e já possui a previsibilidade financeira para o pagamento das bolsas. Para atendimento das ações do projeto, periodicamente surgem necessidades por convocação de bolsistas para a atuação em diversas áreas como: expansão da educação digital, ambientes inteligentes, divulgação e popularização e internacionalização”, fala o diretor.
“As ações possibilitam aos nossos estudantes de graduação, uma oportunidade de integração entre os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas no curso às atividades do projeto promovendo o crescimento institucional nas suas áreas de atuação”, complementa Hércules que é coordenador do projeto. Segundo ele, caso o estudante seja selecionado e convocado, pode receber bolsa pesquisa, no valor de R$800,00, ou bolsa extensão, no valor de R$400,00. “Ambas as bolsas demandam disponibilidade de 20 horas semanais, e de maneira específica, a bolsa pesquisa é para atuação presencial”, diz.
Mais informações estão disponíveis no edital.
Texto: Vanessa Amin