Estão abertas as inscrições para o curso on-line de formação inicial em Recurso Educacional Aberto (REA). A carga horária é de 60 horas e vai abordar temas como a compreensão da internet, o que são os Recursos Educacionais Abertos, como usar, criar, remixar e compartilhar, entre outros. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro e devem ser feitas por meio do link https://bit.ly/cursoreaturma3 . O curso inicia no dia 1º de setembro e é autoinstrucional, assim que a inscrição for realizada o participante já pode iniciar.
A coordenadora do curso Daiani Damm Tonetto Riedner explica que os Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que estejam licenciados de forma aberta ou em domínio público. “A ideia é estimular a cultura do compartilhamento e do trabalho colaborativo. Algo bem importante, principalmente em um momento em que a estamos usando intensamente as tecnologias digitais no trabalho pedagógico”, diz.
O curso é uma iniciativa da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). O objetivo é formar professores e profissionais da educação para a compreensão dos conceitos de educação aberta e recursos educacionais abertos.
Expansão do conhecimento
Todos os materiais criados, como slides, vídeos, tutoriais ou até mesmo um banco de questões podem ser transformados em um REA. Durante o curso, os participantes também serão orientados sobre o compartilhamento, de forma que os usuários tenham facilidade de entender quais são as liberdades de uso do material.
Na avaliação da coordenadora, os REAs trazem a possibilidade de expandir o conteúdo. “A ideia é levar conhecimento, inclusive para as pessoas que não têm acesso à educação formal e poderiam acessar os materiais de aprendizagem”.
Esta é a terceira turma do curso de formação. A estudante de pedagogia da UFMS, Alessandra Barros já participou e acredita que o conteúdo apresentou inúmeras possibilidades para promoção da educação e da pesquisa. “Com a pandemia ficou ainda mais evidente a importância de conhecermos esses recursos e as ferramentas disponíveis no mundo digital”.
Para o biólogo e professor na UFMS, Antônio Pancrácio de Souza, que também participou, o curso proporcionou o aperfeiçoamento das práticas para a educação aberta. “Foi excelente para mim, porque ofereceu toda a legislação pertinente, possibilitando o aprendizado sobre o uso dos diferentes recursos de educação aberta”, disse.
Programação
O curso está organizado em trilhas de aprendizagem, com fórum de discussão para proporcionar o debate e o aprofundamento de temas importantes.
Trilha 1 – Internet e as oportunidades para a educação
Trilha 2 – Educação Aberta
Trilha 3 – Recursos Educacionais Abertos (REA)
Trilha 4 – Licenças Abertas
Trilha 5 – Encontrar e usar REA
Trilha 6 – Criar REA
Trilha 7 – Publicar e Compartilhar REA
Texto: Christiane Reis