A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), oferece curso de educação a distância de Especialização de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. No total são oferecidas 1000 vagas para todo o país. As inscrições são online e podem ser feitas até o dia vinte e oito de fevereiro com o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
O curso é destinado aos profissionais que atuem nos serviços de saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e trabalhadores de secretarias de saúde e representantes de órgãos federais que atuem em áreas envolvidas com a segurança do paciente. A carga horária total do curso é de 448 horas, sendo 408 a distância e 40 de momentos presenciais. A duração total das atividades é de 13 meses.
Para participar, é necessário ter disponibilidade de oito horas semanais para desenvolvimento das atividades do curso, ter habilidade para utilizar computadores e apresentar diploma de graduação e carta de indicação assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.
O resultado final dos candidatos selecionados está previsto para ser divulgado dia 26 de março, no portal EAD/ENSP/Fiocruz (www.ead.fiocruz.br) e no site de ensino da ENSP (ensino.ensp.fiocruz.br). A matrícula será realizada entre os dias 8 e 18 de abril. Ao final do curso, os alunos que cumprirem todas as exigências receberão o Certificado de Conclusão do Curso, expedido pela ENSP/Fiocruz.
Lucas Silva (estagiário de Jornalismo)