Inscrições abertas para a 1ª Semana Interdisciplinar do Turismo

Estão abertas as inscrições para 1ª Semana Interdisciplinar do Turismo (Inter-Tur). O evento que tem como tema A conservação do ambiente natural, será realizado entre os dias 22 e 28 de maio. A participação é gratuita.

Todas as atividades serão realizadas na Escola de Administração e Negócios (Esan), exceto no último dia de programação, quando será feita uma trilha ecológica na Rota das Cachoeiras do Vale do Ceuzinho, com início previsto para  6h30.

De acordo com a professora da Esan e coordenadora do evento, Luciana Correia Diettrich, as vagas são limitadas e os interessados em participar do Inter-Tur e da trilha, devem realizar o cadastro prévio por meio deste formulário. Podem participar os públicos interno e externo.

Ela explica ainda que a questão da conservação ambiental será explorada nas várias dinâmicas propostas pelos docentes, sob diferentes perspectivas que a expressão envolve, correlacionando com diversas áreas, segmentos e conteúdos que o Curso de Turismo e a própria atividade turística abrangem. “Este debate tornou-se urgente e fundamental, tendo em vista a dependência do homem em relação à natureza e os problemas nela causados por ele mesmo. Os profissionais de turismo devem ser conscientes e responsáveis, pois o turismo é uma atividade que pode contribuir ou não para um ambiente conservado. É necessário, no entanto, que estes profissionais escolham a primeira alternativa”.

Além dos professores da UFMS, o evento também terá a participação de docentes e pesquisadores de outras instituições, que atuam na área e que possuem amplo conhecimento sobre preservação ambiental. “O evento tem por finalidade promover reflexões teórico-práticas sobre a temática da conservação do ambiente natural como forma de complemento formativo à profissão do turismólogo e áreas afins de gestão e dos negócios”, reforça a coordenadora.

O estudante de turismo, Alan Silus, explica que o diferencial da programação está no formato, pensado de uma maneira que permita uma interação direta entre o público e os ministrantes das atividades desenvolvidas durante toda a semana. “Com a formação dada pelo Curso de Turismo, o estudante tem alguns fundamentos sobre a questão de conservar o meio ambiente, mas é papel das instituições de ensino promover eventos que realcem esses estudos apresentados”.

Programação

No dia 22 de maio, às 8h, será realizado o workshop A vocação ambiental de Mato Grosso do Sul: o caso de Bonito. No segundo dia, uma roda de conversa com o tema A natureza conservada e sua contribuição para o lazer e para o turismo, será realizada às 8h.

No dia 24, será promovida a palestra Ética e educação ambiental e, no dia seguinte, a palestra Cidades sustentáveis e inteligentes, ambas às 8h. Na sexta-feira, será feito um talk show com o tema Trilha Extrema: sustentabilidade e negócios no turismo de natureza, também às 8h.

No último dia de evento, 28, os participantes interessados farão a trilha ecológica programada pela organização. O transporte sairá da Esan, com retorno previsto para 11h30, e os selecionados receberão as informações sobre o que devem levar e quais os cuidados devem tomar para realizar a atividade ao ar livre. Além disso, todos ainda deverão fazer um seguro, orientados pelos organizadores, e ainda serão acompanhados durante toda a experiência por guias turísticos e professores.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

A Esan fica na Av. Senador Filinto Müller, 1555, Vila Ipiranga, na Cidade Universitária.

Texto: Agatha Espírito Santo