Jornada Acadêmica de Odontologia começa com palestra do Reitor sobre Ciência e Tecnologia

As atividades da XXXV JAO (Jornada Acadêmica de Odontologia da UFMS) começam a partir de hoje, dia 24/05, e seguem até sábado (27/05). Com uma programação repleta de palestras mesas redondas, apresentação de trabalho, o evento é uma oportunidade para estudantes da graduação e pós-graduação aprimorarem seus conhecimentos.  A JAO tem como principal objetivo estimular a pesquisa científica e integrar acadêmicos de odontologia e Cirurgião Dentista.

Na primeira manhã da JOA, duas conferências marcaram o início dos trabalhos. No auditório da Faculdade de Odontologia (FAODO/UFMS), o professor José Peixoto Ferrão proferiu a conferência “O Uso Terapêutico da Toxina Botulínica na Odontologia”, enquanto o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, conversou com os estudantes da pós-graduação, no 1º Encontro da Pós-graduação em Odontologia.

Turine abordou a questão da Integração Universidade e Agência de Fomento. Em sua fala, ele explicou o funcionamento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro, destacando o papel de cada órgão (CAPES, CNPq, FINEP, MCTIC). Também foi assunto da palestra a repercussão da Lei de Inovação para ecossistema científico no Brasil. Reitor ressaltou a importância da cooperação universidade-empresa como fator de transformação de “ciência básica em inovação, e inovação em competitividade, gerando um novo ciclo de desenvolvimento econômico no País”, disse.

Além da discussão sobre a Política de Ciência e Tecnologia, o Reitor apresentou um pouco do cenário nacional da pós-graduação, comparando-o com os indicadores da pós-graduação na UFMS.  Para Turine a pós-graduação é um importante recurso para o desenvolvimento social. “Qual o futuro queremos para o Brasil? Os Países industrializados contam com 2 mil cientistas por milhão de habitantes, enquanto o Brasil conta com apenas 600. Investir em pesquisadores é uma maneira de se ampliar as fronteiras de nossa produção científica para buscarmos novos ecossistemas de inovação.  Por isso, temos que olhar estrategicamente para pós-graduação e fortalecê-la”, defendeu Turine.

A programação da JAO continua a tarde com as palestras Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, do professor Alcides Moreira, Desafios Editoriais de Interesse ao Pesquisador em Saúde, ministrada pelo Editor Científico da Revista de Saúde Pública, José Leopoldo Ferreira Antunes e Estresse Psicológico no Cotidiano Acadêmico, com a professora Danusa Céspedes Guizzo.