Cinco trabalhos da UFMS estão entre os premiados no Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES 2024). As iniciativas implementadas na Universidade foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic).
O evento reúne anualmente gestores e profissionais de órgãos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) das instituições federais de ensino superior (Ifes) para a troca de informações e experiências e também para a atualização sobre as tendências e novas soluções do mercado. O tema desta 16ª edição foi Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas Ifes.
Foram mais de 120 trabalhos inscritos e 90 selecionados. A UFMS foi a segunda Instituição em número de aprovados, com sete trabalhos para apresentação oral e um no formato de pôster. “O destaque alcançado mostra que o investimento realizado na transformação digital da UFMS tem apresentado resultados relevantes e que são referência para outras universidades federais”, comenta o diretor da Agetic e coordenador do Colégio de Gestores de TIC das Ifes da Andifes, Luciano Gonda.
Os estudos apresentados pela Agência foram: Plano de transformação digital da UFMS (3º lugar); Fortalecendo a resposta e prevenção a incidentes cibernéticos: um estudo de caso na UFMS (8º lugar); Governança e gestão de TI: o impacto do apoio da alta administração (9º lugar); Sistema de avaliação externa da UFMS (10º lugar); CapIOT: rastreamento de veículo coletivo da UFMS utilizando LoRaWAN; e Inovação em práticas de gestão de infraestrutura tecnológica: estudo de caso. “Como diretor da Agetic, sinto-me orgulhoso do trabalho que a equipe vem entregando nesses últimos anos para a comunidade universitária e só tenho de agradecer ao comprometimento com a qualidade nas entregas”, pontua.
As iniciativas expostas pela Proplan foram: Implementação e resultados da gestão de processos aliada à gestão de riscos na UFMS (4º lugar); e Simplifica UFMS: aliando gestão de projetos, processos e riscos para uma administração pública eficiente e inovadora.
Segundo o diretor de Planejamento, Danilo de Oliveira Cezar, os trabalhos são resultados de dois anos de atuação em gestão de processos e riscos e apresentam a importância do equilíbrio entre as metas, os objetivos a serem alcançados e os riscos que os envolvem, além de convergir com as diretrizes institucionais de transformação digital e da relação entre pessoas, processos e tecnologia para uma gestão eficiente e inovadora. “A premiação no evento ultrapassou as expectativas da equipe e reforça o compromisso da Universidade com a busca por práticas inovadoras e uma gestão focada em resultados. É neste cenário que a UFMS se consolida como referência em gestão estratégica, buscando constantemente aprimorar seus processos e alcançar resultados cada vez melhores”, informa.
Ainda conforme o diretor da Diplan, a premiação é ainda um incentivo para a busca contínua de novas soluções para a gestão pública. “Ficamos muito felizes, esse reconhecimento mostra que estamos trilhando um bom caminho. É importante ressaltar que ainda há muito a ser desenvolvido. Mas temos gestores estratégicos que nos direcionam e nos apoiam, além de uma equipe capacitada e engajada, sempre disposta a aceitar novos desafios”, finalizou.
Texto: Ariane Comineti
Fotos: WTICIFES 2024