A Universidade foi reconhecida pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Cinco projetos da UFMS receberam o Selo ODS Educação 2023, certificação que reconhece instituições de ensino brasileiras que promovem ações de desenvolvimento sustentável por meio de projetos de gestão, ensino, pesquisa e extensão. A UFMS foi uma das 13 instituições federais de ensino que receberam a certificação concedida pelo Programa Estratégico UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GT Agenda 2030.
Todos os projetos cadastrados pela Universidade nesta edição receberam o Selo ODS. As iniciativas reconhecidas foram o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie); Festival Mais Cultura; Semana de Desenvolvimento Profissional; Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico; e Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais na Bioeconomia Local.
Os projetos reconhecidos estão ligados aos ODS Educação de qualidade; Indústria, inovação e infraestrutura; Parcerias e meios de implementação; Consumo e produção responsáveis; Igualdade de gênero; Ação contra a mudança global do clima; Inovações e Tecnologias Sociais na Bioeconomia Local; Fome zero e agricultura sustentável; e Trabalho decente e crescimento econômico.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, enfatiza que o reconhecimento é um incentivo para as iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável. “Ao receber a certificação, as iniciativas se tornam referência e os projetos e a instituição são fortalecidos e motivados para a continuidade de suas ações de desenvolvimento sustentável com impactos positivos. A Universidade, que possui compromisso com o desenvolvimento sustentável, fortalece sua imagem ante essa responsabilidade. Ainda, é possível atrair parcerias relacionadas a essas iniciativas, ou replicá-las em outras Instituições de Ensino”, ressalta.
Este é o segundo ano consecutivo que a Universidade se destaca na avaliação. Em 2022, os projetos certificados foram Programa Sou Mulher UFMS; Programa Sou Idoso UFMS; Programa Vem pra UFMS; Desafio UFMS Sustentável; e Semana Lixo Zero.
De acordo com o diretor, o recebimento do Selo ODS reforça os impactos positivos advindos dos projetos. “Os projetos inscritos possuem resultados sólidos, diretos e indiretos, na comunidade interna e externa à UFMS, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente ao ODS 4 [Educação de Qualidade]. Sendo assim, o reconhecimento vem como uma confirmação do impacto desses projetos na sociedade e dos benefícios por eles proporcionados”, enfatiza.
Texto: Alíria Aristides