Neste ano, o Integra UFMS – maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo – será realizado de forma remota entre os dias 5 e 9 de outubro. Durante o evento, serão apresentados trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, conforme especificado no edital.
A submissão de trabalhos começa na próxima semana, a partir do dia 6. “Os acadêmicos devem procurar os professores o quanto antes e já irem pensando em uma forma criativa de preparar o vídeo da apresentação”, comenta a coordenadora do Integra UFMS Luciana Montera. De acordo com Luciana, todas as informações sobre como proceder a submissão, bem como fazer o vídeo de apresentação, já estão disponíveis no site do Integra.
O primeiro passo, orienta a coordenadora, é ler o edital atentamente. Para conferir as dicas de como gravar os vídeos no celular, clicar aqui. A coordenadora lembra que o vídeo deve ter duração máxima de cinco minutos e ser inserido no Youtube (pode ser com a opção não listado) ou no Google Drive (com visibilidade pública) do proponente. O link do vídeo deve ser inserido no Sigproj no momento da inscrição do trabalho. “O vídeo será uma forma de interação com a comissão de avaliação e, portanto, deve conter o objetivo do trabalho, sua relevância, metodologia utilizada e resultados alcançados”, explica Luciana Montera.
Além do vídeo, é necessário elaborar um resumo do projeto que será apresentado. “No site estão disponíveis os modelos para os trabalhos vinculados às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Graduação, Extensão, Cultura e Esportes e à Aginova”, explica Luciana. Para conferir o modelo adequado para cada projeto, o estudante deve acessar o link: https://integra.ufms.br/integra-ufms-2020/. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do Integra UFMS pelo e-mail: integra@ufms.br. As submissões serão realizadas pelo Sigproj entre os dias 6 e 17 de agosto.
Texto: Vanessa Amin