Imortal da Academia Brasileira de Letras ministra palestra em evento com parceria da UFMS

Nesta quinta-feira, 25, às 19h30, a imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, ministra a palestra Literatura tem modo de usar?, no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). O evento Chá Acadêmico faz parte do projeto ABL na ASL: Palestras Imortais, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. A entrada é gratuita, com sugestão de traje esporte.

Por meio do projeto Música Erudita e suas Fronteiras e do programa Movimento Concerto, a UFMS é responsável pela programação musical do evento, realizado todos os meses. Desta vez, a atração de abertura do Chá Acadêmico será a Orquestra de Violões de Campo Grande, formada por egressos da Instituição. A apresentação com duração de cerca de 20 minutos integra o 7º Festival Internacional de Violão em Campo Grande, que ocorre entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, na Cidade Universitária, com a presença de artistas nacionais e internacionais em masterclasses, recitais e concertos. Leia a programação completa do Festival no link

“Nós temos uma parceria com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e, a cada Chá Literário, nós enviamos um convidado que faz a abertura. […] A Orquestra Violão de Campo Grande tem muitos egressos nossos, é regida por um egresso, mas é uma orquestra independente”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

O maestro Anderson Francellino, destaca com animação a participação da orquestra. “Nesse retorno da Orquestra de Violões de Campo Grande, sob minha regência, será a primeira vez que nos apresentaremos. A Orquestra de Violões de Campo Grande existe desde 1997, e por dez anos foi conduzida pelo professor e regente Luís César Gonzaga. Em 2024, ela retorna sob minha direção. Este é um trabalho que começamos no início do ano e será nossa primeira apresentação. Participar na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL, junto com uma escritora da Academia Brasileira de Letras, será uma honra para nós. É um evento que recebe alguém de fora, uma pessoa importante, que vem para contribuir com a literatura do nosso estado. Para nós, há dois aspectos importantes: a participação no evento e a nossa primeira apresentação sob minha nova direção. Ao mesmo tempo, estamos participando da programação do festival de violão promovido pelo professor Marcelo Fernandes, o que também é significativo para a orquestra. Isso é relevante porque nos preparamos e estamos nos reintegrando ao meio cultural da cidade. Este é apenas o começo; continuaremos com esse projeto de longa data”, ressalta.

Durante o evento, também haverá a exposição Arte na Academia, com os artistas visuais Don Dolores e Fernando Anghinoni. Ao final da palestra, será realizada a apresentação instrumental do trompetista Alvani Calheiros Silva.

Ana Maria Machado

Sexta ocupante da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como jornalista, trabalhou no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, no O Globo, e colaborou com as revistas Elle, Recreio, Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento. Durante sete anos, chefiou o jornalismo do Sistema Jornal do Brasil de Rádio. Ana também criou e dirigiu a primeira livraria do país especializada em livros infantis, a Malasartes, por 18 anos, ao lado de duas sócias.

Como escritora, recebeu três prêmios Jabuti e outros reconhecimentos no país e no exterior. Publicou mais de cem livros no Brasil, traduzidos em cerca de 20 países. Para saber mais sobre a biografia da palestrante, acesse a página da ABL.

Texto: Elton Ricci, com informações da Fundação de Cultura e Esporte do Estado de Mato Grosso do Sul