Humap-UFMS Ebserh oferece vagas em Exame Nacional de Residência

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS Ebserh) vai oferecer 63 vagas para Residência Médica e 48 para as áreas Uni e Multiprofissional no Exame Nacional de Residência (Enare). No total, são 2.379 oportunidades, distribuídas em 81 instituições de saúde do país.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS Ebserh, Ana Rita Barbieri os programas de residência são fundamentais para que os profissionais se especializem em áreas e subáreas. “Toda pessoa que se forma, ela se forma generalista.  A residência é uma especialização em serviço. Então, ele vai ficar dois, três, quatro anos, a depender da escolha da residência dele, fazendo a especialidade. Então, ele se aperfeiçoa durante o exercício da profissão”, explica.

Para o cirurgião dentista Gabriel Umbelino Santana, residente na área Multiprofissional em Saúde – Atenção ao Paciente Crítico, no Humap-UFMS, o período de residência é fundamental para o aprendizado prático e a integração entre diferentes áreas. “Dentro da residência, a gente acaba tendo contato com diversas outras áreas que vão incrementar o nosso processo de cuidado, de aprendizado e você acaba vendo isso na prática. Então, a odontologia, que é a minha área, aprende muito com a fisioterapia, com a nutrição, com a enfermagem. E eu tenho certeza que esse tipo de aprendizado a gente vai levar durante muito tempo”.

O residente em Clínica Médica Nelson Passaia Júnior, também no Hospital Universitário, diz que a etapa é de extrema importância para aliar teoria e prática. “É uma oportunidade de ensino e serviço, de sair somente dos livros, que é muito importante, mas quando você só lê, muitas vezes você não fixa tão bem igual a quando você vê e faz. E a residência médica te dá essa chance de estudar a teoria e ver isso na prática com o suporte dos preceptores”, diz.

O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem o intuito de oportunizar vagas de residência nas áreas médica, uni e multiprofissional, por meio de adesões de instituições públicas. Conforme o edital, o exame será realizado em duas etapas, sendo a primeira por meio de avaliação escrita, que constituirá 90% da nota final. A segunda será pela análise curricular, correspondente aos 10% restantes. O processo seletivo será realizado no dia 12 de dezembro e o resultado final da banca examinadora deve ser divulgado no dia 24 de janeiro de 2022. As inscrições começam nesta quarta-feira, 20, seguem até o dia 8 de novembro, e podem ser feitas por meio deste link.

Texto: Christiane Reis