HUMAP recebe microscópio oftalmológico inédito em MS

Colaboradores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), iniciaram treinamento para utilizar um microscópio cirúrgico oftalmológico inédito no estado de Mato Grosso do Sul, que chegou ao Hospital na última quarta-feira (08).

O HS Hi-R Neo 900 é um microscópio cirúrgico oftalmológico que permite fazer cirurgias de catarata, retina e córnea com resultados bastante precisos.Também possibilita acoplar no procedimento cirúrgico a realização de tomografia ocular.

“Este microscópio é um instrumento importante para dar mais segurança aos pacientes, apresenta melhorias muito significativas nos resultados cirúrgicos e também trará grandes avanços para o ensino, já que permite a observação estereoscópica (ao mesmo tempo em que o cirurgião está operando, um residente, acadêmico ou outro profissional pode acompanhar o procedimento em um monitor de vídeo)”, explica Janayna Gomes Paiva Oliveira, chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço.

Atualmente há 223 pacientes na fila para realizar cirurgia de catarata no HUMAP.

A compra do microscópio cirúrgico oftalmológico faz parte do planejamento tecnológico desenvolvido pelo Setor de Engenharia Clínica a partir das demandas por tecnologia dos setores e unidades assistenciais, que aconteceu no final de 2016.

Com um levantamento padronizado das demandas o conselho executivo pode estabelecer as prioridades tecnológicas do hospital no início de cada ano, antecipando os trabalhos de confecção de especificações técnicas, cotações de preços e finalização dos processos licitatórios.

“A prática permite que os processos administrativos de aquisição de tecnologias para saúde sejam finalizados no tempo adequado, de modo planejado e antes da chegada dos recursos, o que vem gerando aumento significativo de investimentos em infraestrutura tecnológica ao longo dos últimos dois anos”, afirma o chefe do Setor de Engenharia Clínica do HUMAP, Daniel Duarte Dittmar.

A revisão do planejamento ocorre anualmente e apenas em 2017 já apresentou 350 demandas com 168 tipos distintos de tecnologias.

Retina e córnea

O novo microscópio cirúrgico oftalmológico será utilizado inicialmente apenas para a realização de cirurgias de catarata, já que para as cirurgias de retina o HUMAP ainda precisa adquirir um vitreófago e para os transplantes de córnea é necessária autorização da vigilância sanitária.

“Há uma grande demanda reprimida de cirurgias de retina em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul. A consequência da demora para fazer a cirurgia de retina envolve alto risco de cegueira”, destaca o oftalmologista do HUMAP Antônio Eduardo Pereira.

De acordo com o superintendente do HUMAP, Cláudio César da Silva, os gestores farão todos os esforços para aquisição do vitreófago e, assim, poder realizar as cirurgias de retina. “Estamos buscando parcerias com a sociedade civil organizada e também apoio dos nossos parlamentares para conseguir recursos e fazer a aquisição do vitreófago”, afirma.